1. Inicio
  2. Documentos
  3. Cadastros
  4. Como cadastrar um cliente/fornecedor

Como cadastrar um cliente/fornecedor

Quase todos os movimentos de uma empresa estão associados a uma pessoa, como vendas, contas a pagar ou receber, contratos de serviços, notas fiscais, etc.

Por isso, o cadastro completo de pessoas no Sensio ERP é tão importante.

Nesse guia, vamos mostrar passo a passo como realizar o cadastro de uma pessoa no sistema.

Incluindo uma pessoa pela página de cadastro

1. No menu superior, clique em Cadastros, e depois em Pessoas

2. Clique no botão Adicionar, no canto superior direito

Adicionar

3. Os campos para preenchimento serão carregados.

cadastrar pessoa

4. No caso do cadastro de uma pessoa jurídica, você não precisa digitar todos os dados! Digite o CNPJ no campo correspondente e clique no botão Buscar. O Sensio ERP irá buscar as informações disponíveis da pessoa e preencher automaticamente alguns campos, como Nome, Razão Social, Endereço, UF e Cidade.

4. No campo Tipo de pessoa, selecione a opção que corresponder. Lembrando que você pode selecionar mais de uma opção e que as funcionalidades que aquela pessoa irá receber depende desse campo.

5. Se a pessoa possuir mais de um endereço ou mesmo contato, não se preocupe, você pode adicionar quantos quiser. Para isso, clique em Adicionar mais um endereço ou Adicionar mais um contato na parte inferior do formulário e preencha os novos campos.

Salvar

6. Quando terminar, clique em Salvar para que a pessoa seja cadastrada no sistema.

Está incluindo um pedido ou lançamento e lembrou que o cliente ou fornecedor ainda não está cadastrado no sistema?

Não tem problema, na própria página de incluir venda/lançamento é possível cadastrar uma pessoa sem precisar sair e perder o trabalho já feito.

Cadastrando pela página de incluir venda/lançamento

1. No campo de busca de pessoa, a última opção sempre será Incluir Pessoa. Tente buscar alguém não cadastrado e será mostrada essa opção.

Adicionar

2. Selecionando a opção Incluir Pessoa, um janela semelhante à pagina de cadastrar pessoa é aberta.

Modal Pessoa

3. Preencha os campos correspondentes, e utilize a busca de informações por CNPJ para poupar tempo em caso de pessoa jurídica.

4. Clique em Salvar para cadastrar a pessoa, e caso a operação seja realizada com sucesso, a nova pessoa já será selecionada para a venda ou lançamento.

É importante dizer que quanto mais completo for o cadastro da pessoa, melhor e mais tempo será poupado no dia a dia das operações do sistema.

Para emitir NFes ou boletos, muitos campos são obrigatórios e se você já procurar realizar um cadastro completo inicialmente, vai tornar seu fluxo de trabalho mais eficiente.

Ficou com alguma dúvida ou possui feedback? Nós queremos ouvir você. Não hesite em nos contatar.

Este artigo foi útil para você? Sim Não

Como podemos ajudar?