A logística é um processo de planejamento, organização e controle, que ocorre nos sistemas de distribuição de uma empresa. 

Ela envolve o movimento de materiais, bens ou serviços; do ponto de origem ao ponto de consumo. Existem diferentes tipos, como gerenciamento de estoque, manuseio de materiais e gerenciamento de operações.

O setor moveleiro oferece um dos bens mais procurados no mercado atual, onde a logística passa por transformações e se reinventa constantemente.

Quando se trata de móveis, por exemplo, as pessoas estão dispostas a gastar muito dinheiro e tempo procurando as melhores peças. Com a crescente popularidade das lojas online, os modelos de preços estão mudando, assim como seus clientes encontram seus produtos.  

Este artigo analisará a logística e as demais operações de uma fábrica de móveis, como vendas, marketing e produção. Confira!

Logística do Setor Moveleiro

A logística do setor moveleiro é conectada com as atividades cotidianas da empresa. Nesse processo, existem inúmeras atividades que acontecem depois que um cliente solicita um produto. 

Essa distribuição é importante para qualquer empresa, uma vez que esse processo planeja, supervisiona, coordena e controlar o fluxo de bens, serviços, materiais e informações, desde o ponto em que são produzidos até o ponto de consumo. Esse sistema não apenas ajuda a gerar mais receita, mas também ajuda seu negócio a crescer.

Uma fábrica de móveis que promove e apoia um sistema logístico integrado e eficiente, para proporcionar um serviço profissional e de qualidade, com maior satisfação do cliente e prazos de entrega dos produtos mais curtos, torna-se mais competitivas.

5 dicas para melhorar a logística na sua Fábrica de Móveis

Neste tópico, saiba como melhorar o processo logísticos da sua fábrica de móveis, confira as dicas que separamos para você.

Padronização de processos

A coisa mais importante em qualquer projeto é ter as ferramentas certas. Se este não for o caso, então é difícil alcançar os resultados desejados. O mesmo vale para o setor de logística. 

Para deixar os clientes satisfeitos, é essencial que o setor de logística padronize os processos. Isso garantirá que todos os colaboradores estejam utilizando um padrão de qualidade, que as tarefas sejam executadas com agilidade e com melhor emprego dos recursos. 

Caso contrário, pode acontecer que cada funcionário execute as atividades de sua própria maneira, resultando em falta de controle.

Passo a passo para padronizar os processos no setor logístico: 

  1. Fazer uma análise dos processos atuais
  2. Identificar pontos que precisam ser aperfeiçoados
  3. Documentar os processos após as alterações
  4. Capacitar os colaboradores
  5. Acompanhar os resultados

Processamento de pedidos

O processamento de pedidos é o conjunto de atividades necessárias para preparar, transmitir, receber, atender e acompanhar os pedidos feitos pelos clientes da empresa.

Essa é uma etapa muito importante na cadeia produtiva, onde suas atividades refletem o nível de satisfação do cliente com a empresa. 

Por exemplo, se os consumidores estiverem recebendo pedidos incorretos, os erros cometidos durante o processamento podem levar a uma experiência negativa do cliente. 

Para estar preparado para as complexidades e desafios da cadeia de suprimentos, o principal objetivo da gestão logística é fazer com que os pedidos sejam realizados no menor tempo possível, com o menor custo e sem nenhum tipo de erro. 

Existem muitas premissas envolvidas nessa etapa, todavia, as mais importantes são: estrutura física, sistemas eletrônicos e boa gestão.

Ao final, é fundamental revisar todo o seu processo de logística para torná-lo mais eficiente, robusto e previsível.

Gestão de estoque 

Pequenos empreendedores, muitas vezes, esquecem de fazer bom uso de suas instalações de armazenamento por não realizar a gestão do armazém.

Mas, quando o assunto é logística, não é apenas o recebimento e envio de materiais que você precisa estar atento, é também fundamental saber como gerenciar seu armazenamento. 

Para manter seu processo de armazenamento e logística sob controle, você precisa garantir que haja um gerenciamento adequado e conforme as necessidades dos produtos que serão armazenados. 

Networking

Para ter sucesso, uma empresa precisa construir e gerenciar uma rede de apoio robusta para sua cadeia de suprimentos.

O networking, por exemplo, é uma parte vital do sucesso empresarial, mantendo relações comerciais e estratégicas, que ajudam a garantir seu sucesso. 

Quanto mais conexões a instituição fizer, maior a probabilidade de ser vista como autoridade no ramo em que atua.

Na era digital, onde podemos estabelecer uma conexão com qualquer pessoa em questão de segundos, esse processo é difícil. Por isso, é tão importante investir em relacionamentos duradouros com fornecedores e consumidores. Leia nosso artigo sobre esse tema e saiba como melhorar essa estrategia na sua empresa!

Sistema de gestão integrado

Soluções tecnológicas para otimizar a logística do seu negócio oferece ótimos resultados. 

Do armazém à linha de produção, ao Data Center e aos escritórios da empresa, utilizar uma base de dados central para integrar todas as informações, torna as decisões mais fáceis e as transações mais eficientes. 

Um sistema de gestão integrado é a ferramenta que permite que esse processo seja realizado eficientemente. 

Como resultado, a chance de erros é reduzida e, consequentemente, a satisfação do cliente aumenta. Outro ponto a se considerar é a informação completa e correta nas mãos dos vendedores.

Apesar dos benefícios, os investimentos iniciais podem ser caros. E, em alguns casos, não está claro o quanto as soluções ajudarão sua empresa. 

Portanto, as fábricas devem analisar caso a caso para ver se o investimento vale a pena ou não. Com a análise de dados, é mais fácil ver se uma solução fornecerá ou não os benefícios de longo prazo de que você precisa. Tudo com o uso de software integrado.

Os 3 maiores desafios para essas empresas

Há várias etapas por trás de um sistema de distribuição. Se não considerarmos todas essas atividades e os custos necessários, estaremos vendo apenas parte do processo. 

Quando olhamos para o tempo, o dinheiro e as pessoas que precisam cuidar para que a cadeia logística tenha resultados positivos, vemos que tudo é uma questão de otimização de custos.

A seguir discutiremos os principais desafios desse setor, a fim de aumentar sua autoridade sobre o assunto!

Roteirização das entregas

A distribuição está diretamente relacionada às entregas, e sua roteirização garante a redução de custos. Isso é um desafio, pois se for mal administrado, os recursos de transporte não serão bem aproveitados.

Em um país como o Brasil, onde a economia passa por um período tão difícil, as indústrias não podem se dar ao luxo de perder nenhum momento. Por isso, a melhor maneira de economizar é confiar na tecnologia, que finalmente começa a chegar aos pequenos negócios. 

Por exemplo, agora existem roteadores inteligentes que podem identificar as melhores rotas e calcular os custos de combustível e manutenção do veículo. 

Com mais segurança e economia nas atividades referentes  a logística, é possível encontrar as vantagens seguintes: 

  • controle do processo de entrega;
  • monitorar todas as fases de distribuição;
  • as taxas de assistência técnica diminuem;
  • a velocidade com que os volumes são substituídos;
  • Proteção da marca.

Previsão de demandas

Não há dúvidas de que uma empresa que sabe identificar as necessidades dos seus clientes conseguirão gerar mais vendas. Essas necessidades podem ser identificadas com a previsão de demandas, sendo uma das ações mais importante para qualquer negócio. 

Para identificar as necessidades dos clientes, você deve ter uma estratégia de análise muito forte. De modo que, ter uma boa previsibilidade e controle do estoque e das vendas de projetos é resultado do uso correto dos dados operacionais.

Isso significa que você precisa considerar as informações que possui, como histórico de vendas e as projeções para construir boas estrategias de marketing e vendas. 

Além disso, os colaboradores entregam os móveis no prazo acordado, os consumidores ficam satisfeitos e você assegura uma distribuição eficiente.

Acompanhamento de indicadores

O envio de um produto do ponto X ao ponto Y é um desafio comum para todas as empresas. 

Por exemplo, determinar o tempo que leva para levar um produto do ponto X  ao ponto Y, geralmente, é um componente-chave no planejamento da próxima rodada de distribuição. 

Sem KPIs, é impossível saber se o processo logístico está atendendo aos objetivos da empresa, impossibilitando saber por onde começar a melhorar ou mudar algo no processo. 

Medir o desempenho da logística é essencial para ajustar conforme necessário. Os indicadores-chave de desempenho devem ser relevantes, ou seja, refletir o objetivo e a estratégia dos distribuidores.

As principais métricas para as áreas de entrega incluem: devoluções, tempo de trânsito, pontualidade de entrega e precisão dos documentos de envio. Eles ajudam a analisar o sucesso de processos e estratégias.

Considerações Finais

Ao longo deste artigo compreendemos a grande importância da logística dentro de uma fábrica de móveis. Assim, empresas desse ramo podem desempenhar melhor as suas atividades, e com isso obter um maior crescimento competitivo diante a concorrência.

Por fim, a logística contribui muito para a empresa e deve percorrer toda a cadeia de suprimentos para que as atividades realizadas na indústria se desenvolvam satisfatoriamente.

Com isso, tanto a instituição quanto seus clientes recebem um nível de serviço adequado, visando um melhor desempenho nos mercados em que atuam.

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Até a próxima!