Em uma fábrica de móveis, a aquisição de bens e serviços na produção e na revenda é considerada a atividade responsável pelos fatores que aumentam o custo de produção e das mercadorias vendidas.

Alguns especialistas acreditam que, ao observar o setor de compras dessas empresas, 50% a 60% do custo de produção são representado pela de compra de componentes, matéria-primas e outros serviços, que dependem de fatores externos.

Apesar da importância do setor de compras, uma atividade estratégica e de cunho administrativo, tende de ser um lugar onde as decisões não são tomadas da forma correta, a fim de trazer mais autonomia para instituição. 

Se o seu objetivo é melhorar os processos produtivos da sua indústria, que tal começar pelo setor de compras? Então, leia este artigo e entenda qual as boas práticas para essa gestão. 

Boa leitura!

A importância do setor de compras

Com o passar dos anos, surgiram novas formas de gerenciamento na produção, introduzindo conceitos como Just In Time (JIT), gerenciamento da qualidade total e o controle dos ciclos produtivos. 

Essas práticas pretendem reduzir custos, aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias no mercado internacional. Aqui, o setor de compras será o ponto-chave para ações de melhoria, definindo o que é ou não possível para uma cadeia produtiva continuar as operações. 

Assim, faz sentindo ter gestores que dominem diversos assuntos, desde dos princípios de gestão administrativa para calcular os gastos até técnicas de persuasão e oratória para lidar com fornecedores ruins. 

Logo, podemos dizer que a aquisição de suprimentos é um componente decisivo para as atividades de uma indústria, conduzindo o setor produtivo a impactos positivos, sobre os custos e lucros da empresa. 

Setor de compras na fábrica de móveis: atividades principais 

Discutimos até aqui a importância do setor de compras e as consequências que interferem no dia a dia de uma fábrica de móveis. No entanto, omitimos um detalhe: saber comprar de modo a favorecer a instituição é determinante não somente para a competitividade, como para a própria permanência da empresa no mercado. Dentre sua principais atribuições

  1. priorizar o que será comprado ou não;
  2. negociar com os atuais e os novos fornecedores;
  3. elaborar os contratos de aquisição;
  4. emitir e controlar os pedidos de compra.

O ponto de atenção aqui é manter um bom relacionamento com seus parceiros. Isso é fundamental para construir um setor de compras eficiente. Nesse sentido, ao garantir condições conforme às necessidades da sua empresa, a negociação fica mais fácil.

As dificuldades desse setor

Os desafios do setor de compras se concentram na elaboração, revisão e assinatura de contratos. Por isso, é indispensável investir em ferramentas que otimizem processo, como:

  1. atraso de fornecedor;
  2. controle de estoque;
  3. flutuações de preço;
  4. problemas de armazenamento.

Para solucionar esses problemas, diminuir erros e contribuir para redução de custos, é preciso basear sua gestão em boas práticas. A seguir, apresentaremos quais são. Continue a leitura!

Dicas para torná-lo mais eficiente 

Para administrar o setor de compras, é importante mapear todas etapas, desde a decisão da compra até a sua efetivação, fazendo com que o fluxo produtivo e o operacional de vendas não sejam comprometidos.

1. Fazer compras programadas

Avaliar o quanto cada item influência no desempenho da produção de móveis faz toda diferença na hora de construir boas estrategias de negócios. Nesse caso, é necessário verificar alguns pontos:

  • o produto satisfaz as regras da compliance?
  • ele melhora o produto final?
  • prejudica ou aumento retorno do investimento?
  • melhora a jornada dos clientes?
  • qual o nível de utilização?
  • preciso comprar com recorrência?
  • há produtos similares no mercado?

Para responder essas perguntas é preciso ter raciono logico, crítico  e estudar o mercado em qual sua empresa atua. Um bom exemplo é usar as reclamações, divergências e criticas construtivas sobre o produto final para entender qual a melhor maneira de agir. 

Agora, sim, seu negócio estará com todas as informações necessárias para implementar as compras programadas. Aqui, basta mapear as necessidades de reposição dos produtos e planejar um calendário de abastecimento. 

Vale ressaltar que a reavaliação desse processo precisa ser constantes para o setor de compras funcionar com eficiência. 

2. Ter um Sistema de Gestão 

A tecnologia é uma ferramenta que resolve vários problemas, inclusive controlar as atividades do setor de compras sem ter que enfrentar muitos desafios. 

Planilhas de Excel, sistemas de gestão e outros softwares ajudam a economizar tempo e dinheiro para as empresas, além de centralizar as informações para que outros departamentos possam visualizar.

Nesse sentido, o sistema ERP é a melhor escolha! Com essa solução, é possível reduzir custos, prever prazos de entrega para entrada e saída de mercadorias e evitar o travamento da produção por falta de estoque.

3. Relacionamento com o fornecedor

Para construir um bom relacionamento com os fornecedores, primeiramente, é preciso ter paciência, tanto para negociar quanto para escolher qual a estratégia mais vantajosa para uma indústria.

Uma vez que, os gestores de compras têm conhecimento do que é necessário adquirir, tanto em matérias e equipamentos; e conforme as normas da empresa, inicia-se essa etapa.

Aqui, é preciso considerar preço, qualidade e prazos de entregas. Além, é claro, de estabelecer cordialidade para que nenhuma parte fique prejudicada. Existem empresas que oferecem brindes e descontos para os seus parceiros, a fim de melhorar as relações. 

4. Gestão de Estoque: armazenagem

Para a gestão de estoque e armazenagem na indústria, é preciso considerar na hora da compra quais as particularidades daquele produto: são fabricados em MDF, MDP, Compesando, OSP.

Considere as preferências e gostos dos seus consumidores, ao invés de, priorizar preço. Mas, não se esqueça de alinhar as expectativas com sua capacidade produtiva.  

Por fim, é hora do setor de compras passar o bastão para o chão de fábrica, onde o operacional iniciará o processo de fabricação, expedição, distribuição e demais operações logísticas.

Lembre-se que a gestão de estoque é processo cuidados e demanda um plano tático solido. Confira neste artigo as melhores dicas para melhorar a sua!

Conclusão

Diante de tudo que discutimos ao longo deste artigo, concluímos que a função compra e o setor correspondente precisam ganhar espaço na organização de uma fábrica de móveis. 

Vimos também que não basta apenas comprar, é preciso comprar bem. Nesse caso, a gestão de compras deve estar relacionada a qualidade dos produtos, custos reduzidos e na agilidade das aquisições, promovendo um impacto positivo na saúde financeira das empresas.  

Ao entender que o ato de comprar dentro de uma indústria não é uma atividade simples, todos os departamentos, que dependem desse processo, também percebem os benefícios. 

Esperamos que essa tendência se intensifique na sua empresa, especialmente porque sabemos como o mercado é competitivo. Para enfrentar esse desafio é preciso aprender as boas práticas de gestão e agora você já sabe quais são.

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Até breve