Faturar um pedido é reconhecer a efetivação da venda/compra.

Quando você cadastra um pedido no Sensio ERP, ele é lançado com status “Em aberto”. Assim, ele fica disponível para produção dos itens, no caso de uma indústria, ou separação no estoque, no caso de um comércio. Em dúvidas sobre como cadastrar um pedido? Aqui tem um guia explicando passo a passo.

Quando os itens estão prontos para saírem da empresa, ou seja, quando a venda for realmente efetivada, você pode faturar e emitir Nota Fiscal.

Passo a passo para faturar um pedido

  1. Clique no menu superior em Vendas, e depois em Vendas novamente.
  2. Localize o pedido na lista. Você pode usar o campo de busca para pesquisar por número ou cliente do pedido.
  3. Clique no pedido e acesse a página com seus detalhes. Confira as informações e caso seja necessário, edite clicando em Ações, e Editar.
  4. Para faturar, clique no botão Ações, e depois em faturar.
  5. Se todos os itens do pedido estiverem com saldo suficiente em estoque, o pedido será faturado.
  6. Se faltar algum, o sistema irá avisar qual(is). Para dar entrada manualmente no estoque do item, clique no menu Compras, e então em Estoque. Busque pelo item faltante e clique em Movimentar. Preencha a quantidade, selecione Entrada no tipo, e salve.
  7. Quando terminar o processo e todos os itens do pedido estiverem com saldo suficiente em estoque, você pode faturar na página do pedido. Lembrando que quando você importa uma Nota Fiscal de entrada, seus itens são adicionados ao estoque automaticamente.
  8. Quando um pedido é faturado, o status é alterado de “Em aberto” para “Faturado” e o estoque é movimentado (saída no caso de venda e entrada no caso de compra). A receita daquele pedido é agora reconhecida.
  9. Com tudo pronto para emitir Nota Fiscal, basta na página do pedido clicar em Ações, e depois em Emitir NFe.

Viu como é fácil faturar suas vendas e compras no Sensio ERP? Qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato com a gente por aqui.