Descubra o significado da Curva ABC, Análise de Pareto e Regra de 80/20 e como aplicá-los no Sensio ERP para otimizar seu negócio.
Você sabe o que é Curva ABC? Não? Sim? Talvez?
E Análise de Pareto? Também não?
E a Regra de 80/20? Vishhh, ainda não, né?
Não tem problema, vamos desvendar o que significam... 🙆♀️
E para você que já sabe o que é... Fique até o final que vamos te mostrar como obtê-lo no Sensio ERP!
Começo destacando que todos esses nomes são sinônimos!!! Isso mesmo… Todos eles são métodos que demonstram quais produtos e clientes da sua empresa possuem maior relevância nas suas vendas.
Você deve estar se perguntando… E por que ABC?? Essa nomenclatura se deve ao fato de que as letras correspondem ao valor de consumo dos materiais, bem como ao poder de compra dos seus clientes.
Logo, “A” representa os materiais de grande valor de consumo, bem como os clientes que mais impactam no faturamento da sua empresa. Já, “B” equivale aos materiais de médio valor de consumo e os clientes que possuem média relevância em seu faturamento. E “C” corresponde aos materiais de pequeno valor e os clientes que compram com menos frequência em sua organização. 😱
Fáácil, não é mesmo!?
Pois bem. Você deve estar se perguntando… Qual é a importância de saber isso?
Existem “n“ benefícios, mas o que iremos dar destaque é justamente no fato de que você consegue diminuir os desperdícios, otimizar seu estoque e criar estratégias de retenção/fidelização dos clientes!!
Okay, Bárbara... Então, como posso conseguir esses dados com o Sensio ERP?? Vem comigo que vou te mostrar como é simples. Só seguir o passo a passo dos GIFS e voilà 🚀
Com este primeiro GIF observamos os clientes mais ativos da empresa!!! Mas calma, não é apenas isso, o que importa… Observamos, ao final da apresentação, de qual cliente vem a maior parte do faturamento e o quão ele impacta no seu sucesso!!
Bem importante, não é mesmo!?? Pois é!!
Já neste segundo GIF, é possível ver os itens que mais são vendidos e os que não possuem tanta saída, porém, como destacado anteriormente, não é apenas isso que nos interessa, lembra!?
Com ele, portanto, conseguimos ver de qual item/produto vem a maior parte do faturamento da empresa e quão necessário é mantê-los em estoque.