Quando você paga uma conta a pagar ou um cliente paga uma conta a receber, é preciso reconhecer isso no sistema para ter um bom controle financeiro. Aqui mostramos como realizar essa operação no Sensio ERP.
Postado em
15/1/2021
Por padrão, os lançamentos financeiros no Sensio ERP são criados com o status “Em aberto”. Para quitá-los, há duas maneiras, que vamos ensinar nesse guia.
Quitando um lançamento financeiro pela busca de lançamentos
No menu superior, clique em Financeiro, e depois em Lançamentos.
Uma lista de lançamentos ordenados de maneira crescente pela data de vencimento será mostrada. Cada página possui no máximo 100 lançamentos e é possível navegar pelas páginas por meio dos botões de Anterior/Próxima.
Há também um campo de busca onde é possível pesquisar em todos os lançamentos cadastrados no sistema, por pessoa ou descrição.
Encontre o lançamento desejado, e caso seu status esteja “Em aberto”, haverá um botão Quitar na extremidade direita. Clique nele.
Uma caixa de diálogo será aberta. Confirme o valor do pagamento, a data e o método de pagamento. Se houver juros/multa ou descontos, preencha os campos correspondentes. Também é possível adicionar alguma observação ao pagamento, como número de cheque ou comprovante, por exemplo.
Confira as informações e clique em Salvar.
Pronto, o pagamento foi adicionado. Caso o valor do pagamento seja igual ou superior ao valor que estava em aberto, o status do lançamento será mudado para “Quitado”. É possível adicionar vários pagamentos a um mesmo lançamento, até que este esteja quitado.
Quitando pela página do lançamento
Localize o lançamento, seja pela página de Financeiro > Lançamentos, como explicado no método acima, ou pela Nota Fiscal de origem, ou pelo Relatório de Lançamentos.
Abra o lançamento clicando nele.
Uma página com todas as informações do lançamento será aberta. Se houver valor em aberto, um botão Quitar estará disponível na parte superior direita da tela.
Clique no botão e a mesma caixa de diálogo citada acima será aberta. Preencha as informações e clique em Salvar.
Pronto, o pagamento foi adicionado, e se todo o valor em aberto houver sido pago, seu status será mudado para “Quitado”.