Olá, caro leitor!! Você saberia explicar para alguém o que significa tag? 


Bem… Pra quem já sabe, vale a pena relembrar. 😉


“Tag” é uma palavra inglesa e quando traduzida para o protuguês significa marcação, etiqueta. É isso mesmo que você pensou.. Etiqueta… Igual essa aqui embaixo (( 👇 )), que geralmente é anexada em peças de roupas que estão na promoção, por exemplo.




Então, como sabemos, as etiquetas são muito utilizadas para organizar informações relevantes,  agrupando itens que possuem a mesma classificação. Tal como acontece em períodos de promoção em lojas, em que as peças são etiquetadas com a mesma cor para identificar qual é o valor do desconto, facilitando, assim, a organização das prateleiras, araras e até mesmo na hora de fazer o cálculo de desconto no caixa.


Nesse sentido, como nós da Sensio gostamos de uma organização (hahaha), desenvolvemos um cadastro de tags, que pode ser utilizado de forma estratégica pelos usuários, podendo utilizar-se dessa classificação em diferentes telas do sistema, como já mostramos no tópico de “Como criar tags”.


Agora, vamos estudar alguns casos que você pode usar dessa ferramenta de forma eficiente?


Bem, a princípio cadastrei tags para a tela de pessoas e a intenção dessas tags foi justamente saber como o cliente conheceu a minha empresa:



E como você pode ver, no cadastro do cliente já é possível “etiquetar” o primeiro cliente:




Ok, e o que eu posso fazer com essa informação? 

Acredite, você pode muitas coisas! 


O primeiro “insight” (ideia) que essa informação me traz é o de conseguir medir o impacto de uma estratégia comercial. Já que, em Setembro/2021 lancei um programa de indicação e o mesmo se encerrou em Dezembro/2021, logo, por meio de um dos relatórios do sistema é possível verificar o quanto faturei somente com esses clientes que vieram de indicação. Abaixo mostro como você pode acessar essa informação:


Primeiro vamos, filtrar em cadastros > pessoas > os clientes que vieram de indicação e anotar o nome desses clientes:



Após isso, vamos em relatórios > pedidos > filtrar por > tipo: venda > status: faturado > data de faturamento: personalizado > e marcar a opção de segmentar por mês > e por fim, filtrar por aqueles clientes que vieram de indicação:





Conclusão, como podemos ver no último GIF (( ☝ ️)) o faturamento após o lançamento da campanha só aumentou em relação ao primeiro mês.


Já o segundo insight (ideia) seria a junção da funcionalidade de Inteligência Artificial, em que o Sensio ERP analisa os padrões de compra, de maneira automática, do seu cliente e recomenda produtos que eles podem gostar, com a funcionalidade dessa tag de indicação…


Você pode estar se perguntando… Como assim!??? 

Que resposta isso vai me dar, né…


Especificamente com essa combinação eu consigo observar se meus anúncios do Facebook/Instagram estão dando algum resultado em relação a conversão de clientes de Minas Gerais e São Paulo (que são o meu foco):


E a resposta é sim, está, tenho clientes do estado de Minas Gerais e São Paulo que vieram até a minha empresa por causa do Instagram/Facebook.


Além disso, posso verificar se há maneiras de otimizar em algum Estado potencial, já que tenho um número significativo de clientes dessa UF como Rio de Janeiro e Bahia:



Com isso, posso oferecer campanhas específicas com os produtos que esses novos clientes poderiam comprar, baseado na aquisição dos meus clientes atuais. 


Bem legal, né? A intenção é essa mesma, “forçar a barra” e utilizar-se de todas informações que nosso ERP proporciona!!! 


Vamos ao último exemplo estratégico?


Por fim, vamos criar novas categorias para a tela de pedidos… Vamos supor que trabalho com entregas na quarta, quinta e sexta-feiras, como mostramos abaixo:



Bem, dessa maneira o vendedor consegue bater o olho em um pedido aprovado e dar um parecer com relação a previsão de entrega para o cliente, já determinado pela administração!!!


E aí!? Você também já utiliza alguma estratégia com as tags do Sensio ERP? Não deixe de contar pra gente…