Configure o Sensio ERP para uma gestão eficaz do estoque. Saiba como ativar rastreabilidade, reservas e alertas de disponibilidade de produtos.
Você sabe configurar o Sensio ERP para utilizá-lo da melhor forma na gestão do seu estoque? Ainda não?
Sem problemas… Você veio ao lugar certo. 😉
Feito isso, em opções gerais, possuímos 4 configurações relacionadas ao controle do estoque:
✅ Habilitar controle de estoque por lotes:
Ao marcar essa opção, você habilitará a rastreabilidade do sistema Sensio ERP, ou seja, será possível você saber o lote e a validade dos itens comprados, fabricados, estocados e vendidos, sejam eles itens finais, peças ou matérias-primas.
✅ Reservar estoque na criação/ edição de pedidos:
Já com relação a essa opção, quando marcada, não permite que você ou seus vendedores façam vendas, caso o produto já esteja em processo de compra ou orçamento para outro cliente. Isso impede que ocorra duplicidade de venda do mesmo item e haja insatisfação de um dos clientes.
Ao ir em Compras > Estoque > Procurar por um produto fica a seguinte informação:
E caso você tente fazer uma venda com um número superior a quantidade disponível:
✅ Checar estoque da composição na finalização de PO/ Faturamento do pedido:
A respeito dessa opção, ao ativá-la, o sistema alertará que não há estoque suficiente de algum material de composição do produto que você está fabricando ou faturando. Isso indica que é necessário recontar o estoque e reabastecê-lo, seja de forma manual ou, então, solicitando a compra daquele material.
No momento do faturamento o alerta é o seguinte:
Já no momento da finalização da OP é:
✅ Checar estoque dos itens na finalização no frente de caixa:
E por fim, ao marcar essa opção, nas configurações, ao finalizar uma venda pelo frente de caixa, o Sensio ERP fará uma checagem do estoque do produto. Não deixando que o mesmo fique negativo.