Primeiros Passos Produção - Parte II

Montando uma Ordem de Produção no Sensio, verifique qual é o melhor cenário para a sua empresa!

1ª opção: 

No caso de empresas que produzem sob demanda, a cada novo pedido de venda, inicia-se uma nova produção.

  1. Vá em configurações (na engrenagem) > configurar > opções gerais;
  2. Marque essa opção:

  1. Vá ao final da página e salve;
  2. Agora, a partir dos pedidos de venda, irá se formar uma OP automaticamente. Veja:

2ª opção:

No caso de empresas que produzem sob demanda, mas tem a necessidade de dividir os pedidos por itens, uma vez que eles passam por processos distintos ou então por outro motivo.

  1. Vá em configurações (na engrenagem) > configurar > opções gerais;
  2. Marque essas opções: 

  1. Vá ao final da página e salve;
  2. Agora, a partir dos pedidos de venda, além de se formar OP automaticamente, irá formar diferentes OPs por item do pedido. Veja:

3ª opção:

No caso de empresas que produzem sob demanda, mas tem a necessidade de agrupar uma certa quantidade de pedidos.

  1. É necessário que as opções anteriores sejam desmarcadas, caso foram marcadas, lembre de salvar ao final da página:

  1. Agora, basta você deixar acumular alguns pedidos e criar uma única OP;
  2. Vá na opção: Ordens de Produção > criar OP > selecione os pedidos a serem fabricados. Veja como:

4ª opção:

No caso de empresas que produzem para estoque, ou seja, aquelas que já vão produzindo independentemente de ter ocorrido a venda ou não. 

  1. É necessário que as opções anteriores sejam desmarcadas, caso foram marcadas, lembre de salvar ao final da página:

  1. Vá em: Ordens de Produção > Criar OP;
  2. Marque a opção: 

  1. Veja na prática:

OBS importante: 

Se sua empresa controla a parte de composição dos seus produtos finais, é imprescindível marcar as seguintes opções, nas configurações:

Pois assim, sua empresa não é pega desprevenida caso alguma composição não esteja disponível, pois não permite que se inicie uma produção faltando um item de composição:

E caso tenha em estoque  reservará aquelas composições para que seja utilizada na fabricação daquela determinada OP.

Ao deixar essa opção marcada, o sistema irá checar o estoque da composição do produto, na finalização de OP,  isso faz com que além de não permitir que finalize sem determinada composição, faz com que o movimento do estoque fique atualizado de acordo com a fabricação dos produtos:

Personalizando OPs:

Nível de urgência:

  1. Vá em: Ordens de Produção;
  2. Clique em uma OP; 
  3. Entre em ações e depois em editar OP;
  4. Determine o nível de urgência, cada mais exclamações marcadas, maior a urgência:

 Veja como fica na tela inicial das Ordens de Produção:

Tags:

  1. Vá em Cadastros > Tags;
  2. Entre em: Adicionar:

  1. Defina o nome > coloque para aparecer no tipo: Ordens de Produção > escolha uma cor.

Agora, é só colocar a tags na OP. 

  1. Vá em Ordens de Produção;
  2. Entre em uma OP;
  3. Clique em ações e depois em editar OP;
  4. No final da página coloque em Tags:

Campos personalizados:

  1. Vá em cadastros > campos personalizados;
  2. Entre em adicionar e configure do jeito que você precise que apareça na OP e em seguida, salve:

Agora, é só colocar o campo personalizado na OP.

  1. Vá em Ordens de Produção;
  2. Entre em uma OP;
  3. Clique em ações e depois em editar OP:

Defina previsão de final:

  1. Entre em Ordens de Produção;
  2. Vá em uma OP;
  3. Clique em ações > editar OP; 
  4. Defina uma previsão de final e verifique como o sistema irá contabilizar o restante de dias para entregar aquela produção:

Vantagem da personalização:

Além de tornar o módulo de produção mais visual, você pode utilizar a personalização como forma de obter mais informações da sua produção. Sabe o por quê??

Porque a sua empresa consegue verificar essas informações no relatório de produção e chegar em alguma conclusão maior.

Para acessar o relatório é só ir em: Ordens de Produção > Ações > Relatório de OPs