Descubra como os relatórios do Sensio ERP podem impulsionar suas decisões empresariais. Saiba mais sobre filtros, análises e personalizações neste guia completo!
Olá! Neste tópico trataremos do módulo de relatórios (📊 📈) do Sensio ERP.
Boa parte das pessoas já sabem que não basta apenas ter um excelente sistema de gestão empresarial, se o mesmo não conta com um bom módulo de relatórios…
Isso acontece, pois não é simplesmente “alimentá-los” com os dados, é necessário interpretá-los e analisá-los para que, assim, os responsáveis pela empresa tomem as melhores decisões com relação à gestão. E nada melhor do que fazer isso por meio das informações que os relatórios personalizáveis do Sensio ERP podem oferecer.
Nosso intuito é mostrar como a infinidade de filtros, caixas de seleção e gráficos dos relatórios do sistema Sensio ERP podem ajudar no embasamento das tomadas de decisão das empresas e como é fácil acessá-los, sempre que precisar, com a opção de salvar.
Relatórios Sensio ERP
Para acessá-los basta localizar no menu lateral a opção > Relatórios:
✅ Relatório de Pedidos:
Por meio do Relatório de Pedidos é possível utilizar-se de variados tipos de filtros, a fim de buscar informações acerca dos pedidos imputados no sistema, como representado na imagem abaixo:
Além disso, pode-se marcar algumas caixas de seleções e ainda filtrar com relação a algumas pessoas, itens ou tabelas de preço:
Neste momento, vamos simular por meio do GIF, a seguir, algumas informações que esse relatório pode nos gerar, bem como a variedade de opções de análise gráfica:
✅ Relatório de Itens Vendidos:
Já com relação ao Relatório de Itens Vendidos é possível utilizar-se de variados tipos de filtros e caixas de seleção, a fim de buscar informações acerca dos itens vendidos ou serviços prestados pela empresa, como representado na imagem abaixo:
Vamos simular por meio do GIF, a seguir, algumas informações que esse relatório pode nos gerar, bem como a variedade de opções de análise gráfica:
✅ Relatório de Notas Fiscais:
Pelo Relatório de Notas Fiscais é possível filtrar algumas questões com relação a notas fiscais de entrada e saída, o status que se encontra (Autorizada, Denegada, Cancelada, Pendente), valores de referência, bem como entrada, data de entrada e emissão. Caso necessário, é possível ainda filtrar por pessoa.
✅ Relatório de Lançamentos Financeiros:
No Relatório de Lançamentos Financeiros é possível filtrar questões com relação às contas que foram lançadas no financeiro, podendo ser contas relacionadas a administração como, por exemplo, luz, água, aluguel ou então ao faturamento de pedidos de vendas e compras.
Dentre os filtros e caixas de seleções, podemos marcar aqueles que mais faz sentido ser analisado, inclusive gerar relatórios de centros de custos e de inadimplentes, como demonstrado abaixo:
✅ Relatório de Pagamentos:
O Relatório de Pagamentos é possível selecionar os seguintes filtros e caixas de seleção e por meio dele é possível a quantidade de pagamentos, total a pagar que já foi quitado e o total a receber que já foi quitado.
✅ Relatório de Contratos:
Caso utilize o sistema para controle de contratos, o Sensio ERP conta com o Relatório de Contratos, com os seguintes filtros:
Com ele é possível acompanhar o total do valor a receber, total em aberto e total já pago:
✅ Relatório de Comissões:
Caso utilize o método de comissionamento para vendedores, é possível utilizar-se do Relatório de Comissões para saber exatamente o quanto deverá pagar para eles, em determinado intervalo de datas. Inclusive é possível gerar contas a pagar e enviar um e-mail com o PDF acerca da comissão, aos vendedores. Abaixo, mostramos como funciona:
✅ Relatório de Conhecimentos de Transporte:
O Sensio conta também com um Relatório de Conhecimentos de Transporte em que consegue-se filtrar pelo tipo (saída/entrada) e status (autorizado/cancelado), datas de entrada, emissão e valores:
✅ Relatório de Visitas:
A respeito do Relatório de Visitas, trata-se de uma opção em que os vendedores externos podem fazer check-in e check-out com relação a visitas realizadas aos clientes ou fornecedores da empresa, isso pode ser um importante dado para saber se os mesmos estão em dia com as visitas e como estão as negociações.
✅ Relatório de Desempenho de Item:
Com o Relatório de Desempenho de Item é possível você procurar por determinado item e verificar todos os dados importantes com relação às vendas dele. Neste sentido, nas fotos a seguir, veja como o sistema traz informações essenciais com relação ao item “Tapete Barcelona”:
Além disso, no canto superior direito é possível verificar um relatório de previsão de demanda, que é gerado com base na frequência e histórico de vendas, basta alimentar o sistema para ter este dado:
✅ Relatório de Estoque Crítico:
Com o Relatório de Estoque Crítico, é possível observar quando precisa-se repor determinada peça, matéria-prima ou produto acabado. Isso é extremamente importante, pois é base para decisão de compras e fabricação de determinados produtos. Nesse sentido, como apresentado abaixo, o relatório conta com tais filtros e caixas de seleção:
✅ Relatório de Movimentação de Estoque:
Pelo Relatório de Movimentação de Estoque, o usuário consegue ver toda a movimentação com relação ao estoque da empresa. Assim sendo, pode-se buscar por determinado tipo de item, depósito, entrada/saída dos itens, usuário, por data de movimentação ou até mesmo agrupar por item. Segue imagem dos filtros e caixa de seleção deste relatório:
✅ Relatório de CMV/CPV:
O Relatório de CMP/CPV, nada mais é do que cálculo do valor aquisitivo do Estoque Inicial + Compras + Produção - Estoque Final de determinado período. Esse índice é considerado importante, pois os gestores podem avaliar melhor as estratégias da empresa, com relação a precificação, por exemplo.
✅ Relatório de Logs (apenas para clientes do Plano Avançado):
O Relatório de Logs está disponível apenas para clientes do Plano Avançado, sendo este extremamente importante. Portanto, abrimos um tópico da Central de Ajuda exclusivo acerca dele. E você pode conferir, clicando aqui.
✅ Meus Relatórios:
Por último, o sistema Sensio ERP conta com uma funcionalidade que chamamos de “Meus Relatórios”, em que você pode salvar qualquer um dos relatórios anteriores e acessá-los de forma fácil e com certa periodicidade, sem a necessidade de fazer a mesma análise manualmente em certo período. Assim, segue a simulação de como utilizá-lo:
Espero que tenhamos ajudado. Qualquer questão basta entrar em contato em qualquer um dos nossos canais de atendimento.