Como lanço o pagamento de comissão do(s) meu(s) vendedor(es) e confiro?
Gerencie comissões de vendedores no Sensio ERP de forma prática. Saiba como cadastrar, lançar pagamentos e conferir valores de maneira eficiente.
Postado em
28/11/2023
Definindo a comissão do(s) vendedor(es):
Para definir a comissão que seu vendedor irá receber em cada pedido é muito simples! Você deverá cadastrá-lo em:
Cadastros;
Opção: Pessoas;
E depois em: Adicionar marcar que ele é um vendedor e vai aparecer o campo para estabelecer uma “Comissão Padrão”:
Ao final da página, clique em salvar.
Lançando um pedido como vendedor:
Ao acessar a conta do vendedor, pode-se observar que a comissão já está estabelecida como padrão:
Lançando o pagamento de comissão do(s) meu(s) vendedor(es) no financeiro:
Para que você consiga lançar o pagamento de comissão do(s) seu(s) vendedor(es), basta:
Ir em: Relatórios;
Opção de Comissões:
Nesta tela você irá definir qual é o intervalo de datas das vendas que estará pagando o vendedor e se faz sentido para a sua empresa pagá-lo mesmo se o pedido ainda não tiver sido faturado (status em aberto);
Feito o filtro, basta clicar em: “Buscar”:
Pronto, o sistema irá carregar o valor a ser pago de comissão ao(s) vendedor(es) durante o período selecionado;
Para gerar o contas a pagar é só clicar na opção destacada no print acima.
Mas se você quiser conferir antes, é só seguir o passo a passo seguinte.
Conferindo o valor da comissão a ser paga ao(s) vendedor(es):
Vá na opção: Relatórios > Pedidos;
Faça os seguintes filtros, caso for considerar os pedidos abertos e os já faturados, e clique em “Buscar”:
Pronto, relatório gerado:
Fazendo-se a soma da última coluna, chega-se ao valor calculado no relatório anterior (R$ 989,00).
Pronto! Agora é só voltar no relatório de comissão e “Gerar contas a pagar”.
Ainda está com dúvidas? Não perca tempo, chame um de nossos colaboradores no chat interno do sistema ou então no em nosso número de WhatsApp.