Faça os primeiros passos na produção com o Sensio ERP: cadastre produtos, gerencie composições e ajuste opções de estoque para o sucesso do seu negócio.
Vamos começar pelos cadastros dos produtos/itens:
Feito isso, vamos criar inicialmente um produto final, ou seja, aquele que você produz/vende.
Vou optar por controlar minha produção apenas pelo produto final ou é interessante controlar a cadeia de produção completa do produto (desde as peças, matéria-prima, produto em processo)?
1º: Caso opte por controlar apenas a fabricação do item final: deverá preencher o custo desse item direto no cadastro dele. Veja esse exemplo da MESA 100:
2º: Caso opte por controlar toda a cadeia produtiva do item: você deixará para preencher o custo, apenas, após completar o cadastro de todos os itens de composição.
Logo, é recomendado que você cadastre toda a cadeia e, por fim, monte a composição do produto produzido. Acompanhe o cadastro da MESA 200 e de sua cadeia de produção:
Produto em processo ainda não é o seu produto acabado, ou seja, ainda não é o produto vendido pela sua empresa. Por isso, ele pode ter uma composição única, podendo ser composto por uma ou mais matérias-primas e podemos chamá-lo de subproduto também. Veja o cadastro de dois deles:
Agora estamos prontos para produzir a MESA 200.
Porém, antes disso, vamos pensar em outro detalhe importante:
Sua empresa produz de acordo com chegada de novos pedidos (sob demanda) ou produz para geração de estoque?
Você pode trabalhar das duas maneiras no Sensio, porém é importante configurar o sistema para que ele funcione da forma mais adequada para a realidade da sua organização.
Então, vamos acessar essas configurações?
Vá no símbolo da engrenagem no sistema > clique em configurar > entre em opções gerais e procure pelo tópico: “Opções de Ordens de Produção”:
Essas são as Opções de Ordens de Produção, mas vamos dar ênfase naquelas que mais importantes, no momento:
Marque essa opção se sua empresa trabalha sob demanda, ou seja, se sua produção só funciona a partir de novos pedidos de venda aprovados. Pois, assim, que um pedido entrar como venda, ele irá diretamente para o quadro kanban, ou seja, sua produção, veja:
Se sua empresa tem necessidade de separar as ordens de produção para cada item do pedido, seja porque eles passam por processos distintos ou por outro motivo, essa pode ser uma opção válida. Veja como fica:
A opção de reservar estoque das composições é para o caso das fábricas que precisam garantir que a composição de determinado(s) item(s) adquirido(s) pelo cliente esteja reservada(s) para a fabricação daquele pedido.
OBS: essa seleção é bem importante para fábricas que trabalham sob demanda, uma vez que garante a reserva dos itens de composição e não os usem com outra finalidade.
Veja, ao acessar o estoque de determinada item de composição tem-se as quantidades comprometidas:
Sabemos que durante o processo de produção podem ocorrer perdas, nesse sentido, essa opção deve ser marcada, no caso de toda perda o sistema já consiga identificar a perda e movimentar, no estoque, a saída do item perdido. Veja exemplo prático:
Com essa opção marcada, ao finalizar a produção, os produtos acabados da OP irão entrar no estoque (como se estivem prontos) e os itens de composição sairão do estoque (como se tivessem composto o produto final).
Ainda dentro das configurações, é importante habilitar ou desabilitar algumas opções com referência ao controle de estoque, então, é só ir no tópico “Opções de estoque”:
Sobre cada uma das opções a serem marcadas/desmarcadas:
Marque essa opção caso sua empresa só venda se JÁ TIVER OS PRODUTOS EM ESTOQUE. Pois essa função não permite a criação do pedido quando não há estoque.
Veja um caso em que não tinha a MESA PANDORA em estoque e não foi possível criar o pedido:
Ao marcar essa opção, o sistema irá fazer uma checagem dos produtos compostos, que estão em produção e no pedido, impedindo que a empresa finalize ambas as opções.
Veja que caso a opção esteja marcada, e não tenha a composição do produto em estoque, o sistema não deixa finalizar a produção e nem faturar o pedido:
Essa opção é para empresas que trabalham com estoque negativo e que fazem o ajuste do estoque, posteriormente, seja via transferência de depósitos ou inventário.
Ao marcar essa opção, o sistema irá fazer uma checagem de itens diretamente em uma venda realizada na frente caixa/PDV, impedindo a finalização da venda caso não tenha os itens em estoque.
Se sua empresa precisa controlar lotes e prazos de validade, é necessário habilitar essa opção antes de dar início, de fato, à produção, pois o sistema irá solicitar ao final da produção e no faturamento do pedido, qual o lote que sua empresa utilizou para fabricar e qual foi entregue ao cliente.
Opção interessante para aquelas empresas que necessitam de rastrear o endereço dos produtos no estoque.
Essa opção deve ser marcada, quando sua empresa produz de forma separada, ou seja, uma produção é realizada para um produto final (MESA 200) e uma outra é realizada para um produto intermediário (TAMPO DE MADEIRA).
Caso sua empresa trabalhe com a fabricação de maneira separada, como explicado na opção anterior, essa opção habilitada poderá fazer sentido para a sua empresa. Pois não, aparecerá nos relatórios apenas a composição do primeiro nível dos filhos, uma vez que entende-se que os filhos de segundo e terceiro em diante já estão prontos.
Marque essa opção, quando sua empresa precisa movimentar só o último nível. Isso quer dizer que ela está produzindo o item completo.