Você gostaria de melhorar suas vendas, mas o isolamento social imposto pela pandemia e os custos de uma estrutura física são obstáculos grandes.

Vê então várias empresas que estão prosperando com as vendas digitais, principalmente impulsionadas pelo WhatsApp.

Porém, você não faz ideia de como começar a vender por esse canal, ou então já está tentando mas não consegue os resultados esperados.

É um cenário comum no Brasil, e pode parecer às vezes que a sua empresa é a única que ficou de fora.

Não se preocupe, nesse guia vamos explorar os diversos aspectos do WhatsApp e como você pode implementar uma estrutura digital eficiente para não só oferecer aos seus atuais clientes mais uma opção de compra, mas também atingir novas pessoas com seus produtos e/ou serviços, ampliando seu leque e alcance.

Muito provavelmente, você mesmo já utiliza esse canal para conversar com lojas que você está acostumado a comprar, pedir comida, solicitar suporte, etc.

Vender pelo WhatsApp está cada vez mais popular

O WhatsApp, mensageiro que atualmente pertence ao Facebook, se tornou umas das principais ferramentas para troca de mensagens pessoais e também relacionadas ao trabalho.

Bastante popular, esse aplicativo é o queridinho da população, principalmente pelas várias funcionalidades que ele proporciona, aliada à facilidade de comunicação entre os usuários. 

Nas vendas, ele também já era muito utilizado pelas empresas, bem antes até da pandemia de COVID-19, situação que só aumentou, devido às vendas presenciais terem sido substituídas por negociações virtuais. 

Seja para obter informações, tirar dúvidas, receber promoções e descontos, comprar produtos e/ou obter suporte, o app também é bastante usado pelas empresas e pelos consumidores quando o assunto é o atendimento prático e rápido.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da Mensageria Brasil, 76% dos brasileiros usam essa rede social para entrar em contato com marcas. Sem dúvidas, é um número muito significativo. 

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que sua empresa saia na frente ao vender por esse meio de contato. Confira nosso conteúdo para saber mais!

Aproveite as utilidades do WhatsApp Comercial

O WhatsApp comercial, também conhecido como WhatsApp Business, é a versão do app destinado para uso pelas empresas. Apesar de algumas instituições ainda usarem a versão pessoal, investir na modalidade comercial é uma excelente maneira de destacar sua marca nas redes.

Entre as vantagens desta versão, primeiramente temos o fato que sua instituição ganha um ar mais profissional. Isso porque é possível inserir outras redes sociais da organização, site e outras informações de perfil, como horário de funcionamento, por exemplo. Desse modo, os clientes conhecem de cara o perfil do seu negócio.

As respostas rápidas são outro ponto positivo, uma vez que otimizam o tempo dos gestores. Isso acontece quando, por exemplo, uma pergunta sobre um produto é feita com frequência. Com esse recurso, basta clicar em um caractere já pré determinado que o mensageiro envia a resposta para o cliente.

As mensagens automáticas são outro aspecto bem bacana, porque elas possibilitam que a marca envie uma mensagem de boas-vindas aos possíveis compradores, bem como serve para informá-los sobre o horário de atendimento, por exemplo.

Por fim, as etiquetas ajudam a equipe a organizar melhor os clientes, desde aqueles que estão interessados pelos produtos/serviços até os que podem entrar em contato para suporte.

Saiba se comunicar

Lembre-se que mesmo sendo uma rede social, o WhatsApp Business é visto como um dos principais canais de atendimento pelos clientes. 

Por isso, procure ser o mais claro e objetivo possível nas respostas, tanto para oferecer uma melhor experiência ao consumidor, como para evitar que o mesmo não se sinta acolhido.

Tendo isso em vista, evite mandar áudios extensos e mensagens desnecessárias. Lembre-se que os consumidores geralmente buscam manter contato pelo aplicativo justamente porque não tiveram uma resposta no site e/ou outras redes sociais da marca. Um site bem estruturado e com as informações mais relevantes pode poupar muito trabalho da sua equipe.

Portanto, não desperdice a oportunidade de ser certeiro; busque sanar a dúvida de maneira objetiva.

Cuide também em oferecer um tempo de resposta razoável, a fim de melhorar a performance da sua empresa nas redes. Assim, procure responder os clientes no menor tempo possível, evitando que eles se chateiem (e com razão) com aquela demora nas solicitações.

Não esqueça que essa é uma métrica utilizada pelos consumidores para classificar a postura da instituição quanto ao atendimento.

Utilize links compartilháveis

Uma das praticidades deste aplicativo é, sem dúvidas, a forma fácil de entrar em contato com o estabelecimento, dado que com um simples clique em um link, o usuário já consegue falar com a equipe de vendas.

Para tal, lance mão de um link de compartilhamento, o qual é uma forma prática e curta de enviar esse meio de contato da empresa para as demais pessoas. Na internet existem alguns encurtadores de links que facilitem esse processo, como o Linktree e o Bityli.

Desse modo, o seu negócio pode ser facilmente conhecido por novos interessados.

Faça uso das listas de transmissão

Outro ponto que merece atenção é o uso de grupos. É importante ressaltar que esse recurso não é muito recomendado, uma vez que apenas “joga” mensagens e arquivos de forma quase automática no celular dos contatos, o que pode fazê-los saírem do grupo, além, é claro, deixá-los com uma má impressão do tratamento de sua instituição.

Os contatos inseridos em um grupo em que todos podem ver as mensagens podem não se sentir bem em responder ou conversar com você, já que isso será público.

Nesse sentido, existe uma alternativa mais assertiva: os links de transmissão. Diferentemente dos grupos, esses links possibilitam o envio compartilhado de informações — como novos produtos, promoções —, só que de forma personalizada. 

De forma simples, o mensageiro manda uma mesma mensagem aos usuários que você selecionar. Depois disso, fica gravada uma conversa particular com cada contato, a qual pode ser continuada, caso o usuário deseje.

Dessa forma, os clientes podem obter um atendimento, digamos, mais humanizado.

Preste atenção no estágio da venda 

Com a lista de contatos em mãos, você pode distribuir os seus produtos e/ou serviços de forma diferenciada, de acordo com as necessidades de cada cliente de acordo com o funil de vendas. 

Porém, para saber qual o momento certo de enviar essas ofertas, é importante prestar atenção ao que o consumidor deseja naquele momento, ou seja, em que etapa do estágio de vendas o mesmo está. 

Para ajudar nessa tarefa, a empresa pode separar os clientes em grupos diferentes (exemplo: clientes buscando informações, clientes interessados e clientes que desejam um produto X). Somente dessa maneira será possível oferecer uma experiência que vá de encontro ao seu estágio de vendas, daí a relevância de manter um contato constante com seu público.

Também é bastante útil compartilhar informações sobre novas promoções e descontos especiais. Com o perfil do cliente definido, fica mais fácil saber qual o tipo de conteúdo que ele se interessa, bem como os produtos que podem despertar sua atenção.

Conclusão

Como vimos, o WhatsApp é um importante recurso que pode (e deve) ser utilizado para auxiliar no contato com os clientes, de forma a oferecê-los um melhor atendimento e uma experiência mais agradável, ainda mais agora, em tempos de pandemia, onde nem sempre é possível manter aquela conversa presencial com os vendedores.

Portanto, esperamos que com essas dicas você dê aquele upgrade nas suas negociações e conquiste mais vendas. Isso porque, a partir da implantação de ações estratégicas, como as que detalhamos no artigo de hoje, seu negócio só tem a crescer! 

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