Entre o controle de estoque e a gestão de pessoas, existe um mundo de possibilidade no qual a tecnologia promove mais eficiência operacional. 

Hoje, é fundamental investir em ferramentas que facilitem o acesso a todos os processos, auxiliando na tomada de decisões e permitindo um crescimento saudável.

Para alcançar esse sucesso, uma empresa deve gerir os processos empresarias de forma integral. A boa notícia é que hoje, devido às inovações tecnológicas, fazer o controle de diversas áreas do negócio está cada vez mais fácil. 

O software ERP, por exemplo, é uma solução revolucionária para gerenciamento de negócios. Ele pode facilitar a vida de empreendedores e gerentes, pois fornece uma visão completa de vários aspectos da empresa. 

São essas questões que discutiremos ao longo desse artigo, mostrando quais os benefícios de uma gestão de ponta a ponta. Precisa dominar esse assunto? Então, Leia este artigo!

O que é a gestão de ponta a ponta?

Em geral, quando pensamos em administração de empresas, os processos de cada departamento são tratados separadamente. No entanto, essa é uma ideia fragmentada que não permite uma visão sistêmica e abrangente do real funcionamento da instituição. 

Um controle amplo é como maquina que possui várias engrenagens funcionado simultaneamente e, garantido todos os recursos, funciona de forma eficiente e integrado. 

Nesse sentido, a gestão de ponta a ponta é quando a empresa centraliza todos os principais processos da sua empresa.

Mas o que fazer para organizar internamente esse modelo? Bom, a resposta para essa pergunta é o que discutiremos a seguir.

3 pilares importantes 

O primeiro passo para o sucesso é alcançar o equilíbrio ente a tecnologia, as etapas produtivas e a gestão de pessoas. Isso não é uma tarefa fácil e; por isso, requer um processo contínuo de aprendizagem e refinamento para manter um modelo administrativo eficiente.

A empresa que deseja ser eficiente precisa ter suas ações pautadas em um objetivo comum. Lembre-se que a soma dos esforços de cada parte gera uma sinergia positiva, em que entrega final tem mais valor agregado se comprado aos resultados individuais.

Assim, promover as condições necessárias para cada um desses elementos (pessoas, tecnologia e processos) é fundamental para que a instituição funcione plenamente. 

Como resultado, é possível transformar informações, dados e experiencias em conhecimento, melhorando as relações e preservado os principais ativos de uma empresa: capital imobilizado e capital humano.

A seguir, explicaremos como os três pilares trabalham e se relacionam entre si. Vejamos:

Pessoas

De fato, as decisões tomadas por pessoas afetam os resultados da organização. Por essa razão, é essencial motivar as equipes. Isso faz com que todos os colaboradores tenham vontade de compartilhar e replicar o conhecimento que acumulam para os colegas.

Além disso, uma empresa motivada não perde talentos para concorrência, promovendo um crescimento solido, sem precisar se adaptar e treinar uma equipe repetidas vezes. 

Nesse caso, listamos algumas ações que podem gerar sentimentos de pertencimento e motivar os time: 

  • dar autonomia às pessoas em suas tarefas, para descobrirem novas maneiras de cumprí-las;
  • prover os devidos sistemas de armazenagem e compartilhamento do conhecimento;
  • capacitá-las e treiná-las constantemente;
  • mantê-las motivadas;
  • dar a remuneração adequada que assegure seu comprometimento.

Tecnologia

A tecnologia é aliada na hora de compartilhar informações. Veja alguns exemplos:

  • dissemina informações promovendo transparência e agilidade.
  • armazena conhecimento com segurança e confiabilidade.
  • facilita a gestão de pessoas, mapeando as competências necessárias para cada tarefa e com base nos conhecimentos adquiridos;
  • auxilia na criação de novos treinamentos;
  • oferece o suporte tecnológico adequado para o correto mapeamento de processos e sua modelagem.

Processos

Para ser eficiente, os processos internos devem incluir procedimentos que muitas vezes não damos importância, como:

  • dominar as atividades internas;
  • buscar conhecimento fora (know how ou benchmarking);
  • documentar e estruturar todo o aprendizado;
  • compartilhar o conhecimento entre as equipes;
  • aplicar os novos conhecimentos nas atividades.

Construir o equilíbrio entre pessoas, processos e tecnologias, transformará dados em informações, sistematizando o uso do conhecimento coletivo em melhorias e vantagens competitivas. 

Isso integra as informações entre os departamentos, fazendo com que as etapas produtivas estejam acessíveis a todos. Nesse sentido, o uso de ferramentas tecnológicas desenvolve as melhores práticas, criando uma backup operacional de todos os “ativos de conhecimento” da empresa. 

Para colocar esses conceitos em prática e atingir as metas estabelecidas, um sistema ERP faz toda diferença. Ele promove a cultura de processos, permitindo uma gestão ampla e flexível, além de um acesso ágil e transparente às informações.

Importância do controle total da empresa 

Com uma gestão de ponto a ponta, os gestores têm a visão total das atividades, favorecendo a cadeia produtiva, permitindo uma economia de custos, aumento de produtividade e garantia de qualidade para o produto final.

Veja como cada processo da empresa pode ser beneficiado pela gestão de ponta a ponta:

Produção

Em indústrias, por exemplo, entender, planejar, acompanhar e ter o controle das etapas de produção é essencial. Nesse caso, um gerenciamento ponta a ponta garantirá o sucesso:

  • da engenharia do produto;
  • do fluxo das ordens de produção;
  • do controle da requisição dos materiais;
  • do registro da produção realizada;
  • do apontamento da produção no chão de fábrica;
  • da gestão dos custos;
  • da análise das estatísticas.

Logística

A compra da matéria-prima e a entrega do produto final são processos da logística de transporte, que impactam diretamente na qualidade das entregas. 

Por isso, escalonar a saída de matéria-prima para a industrialização e acompanhar o retorno desse material rigorosamente, já que a entrega para o cliente tem que ser realizada no prazo estipulado, é fundamental.

Ao realizar o monitoramento de ponto a ponto a logística, com total visibilidade da cadeia de produção, todas as atividades serão realizadas eficientemente. 

Comercial

A gestão comercial é um dos processos vitais para qualquer empresa.  Por esse motivo, é importante que alguns processos sejam acompanhados, como:

  • oportunidades de venda;
  • orçamentos;
  • respostas para os clientes — que devem ser rápidas e precisas;
  • gestão do CRM;
  • acompanhamento dos principais indicadores.

Como resultado, os gestores terão conhecimento sobre o mercado onde a empresa deve atuar com mais ênfase e qual é o perfil de cliente ideal.

Compras

O setor de compras também é importante, pois, antes de tudo, comprar de forma eficiente ajuda a prever prazos e entregas de qualidade. Por isso, as atividades desse departamento precisam ser realizadas com qualidade e na quantidade adequada. 

Nesse sentido, uma gestão de ponto a ponto oferece: 

  • aquisições para estoque, de acordo com os prazos;
  • negociar melhores preços com os fornecedores;
  • ter controle sobre os prazos.

Financeiro

As atividades do setor financeiro requer processos muito bem estruturados para cuidar dos orçamentos, pagamentos, compra e da venda de materiais. Lembre-se que esses processos precisam estar muito alinhados à legislação tributaria da empresa.

As principais etapas dessa rotina são:

  • registros de todas as entradas e saídas;
  • controle efetivo das despesas;
  • correta gestão das notas fiscais;
  • gestão eficaz do fluxo de caixa;
  • elaboração e análise de relatórios de acompanhamento.

Atendimento ao cliente

O atendimento também tem um impacto positivo, pois, quando falamos de venda sob encomenda, é fundamental que haja uma interação entre as áreas de atendimento ao cliente e a produção.

Uma gestão holística favorece a integração entre as engrenagens, favorecendo o desenvolvimento do produto segundo as especificidades do cliente, no prazo combinado e com o custo pré-estabelecido. 

Contratação de funcionário 

Um dos princípios para sucesso de uma organização está naquelas pessoas que fazem a diferença nas atividades desempenhadas no dia a dia. Daí, ter um recrutamento eficiente trará o perfil profissional mais adequado a cada função — aumentando a produtividade. 

Para identificar quais competências deve compor as equipes é preciso ter um panorama do funcionamento da empresa, entender quais atividades estão mais relacionadas a outras e observar onde os indicadores estão com alta taxa de sucesso.

Considerações Finais

Uma gestão de ponto a ponta faz com que os colaboradores conheçam os processos, tanto para desempenhá-los adequadamente e executá-los, quanto para realizar melhorias construtivas. Nesse caso, escolher uma tecnologia adequada para dar suporte as boas práticas faz toda a diferença. 

A Sensio oferece um ERP completo, que integra, produção, financeiros e vendas em um único lugar. Nosso sistema é hospedado na nuvem, o que diminui custos com manutenção e permiti que sua equipe trabalhe em qualquer lugar que tenha acesso à internet. 

Além disso, oferecemos recursos que melhoram sua tomada de decisão como a relatórios que utilizam a inteligência artificial para gerar informações e insigths importantes. 

Ficou interessado? Então, fale agora com um especialista e saiba como podemos ser a solução certa para sua empresa.

Até a próxima!