Se você encontrou uma ideia de negócio e tem vontade de empreender, é fundamental organizar a sua linha de pensamento. A forma como lida com suas ideias, ajuda na resolução de problemas iniciais e futuros.

Segundo psicólogos e pesquisadores da área da cognição, criatividade é questão de método e organização!

O primeiro passo para chegar lá é fazer a pergunta certa. Deixe seu cérebro funcionar sozinho e faça uma lista com ao menos dez perguntas que podem te ajudar a encontrar um caminho para formular um negócio.

Falamos sobre isso, no artigo Quais são as habilidades que importam na hora de empreender. Vale a pena dar uma conferida!

O segundo passo no processo de criação é se tornar um especialista. Essa parte leva tempo, afinal são necessárias pelo menos 10.000 horas de prática para receber esse título. Seria interessante, nesse caso, conciliar suas habilidades e gostos para buscar mais conhecimento.

Lembre-se de deixar a mente livre. Isso é o que vai permitir criar coisas novas.

Além disso, quando você se permite pensar em coisas que ainda não criou, pode sair da sua zona de conforto e unificar pensamentos que antes estavam escondidos em sua mente. Essa pode ser a solução que você procura!

Por fim, liste seus pensamentos, não tenha medo de compartilhar os seus e, se possível, convide alguém de sua confiança para ajudar no processo de criação. É sempre mais fácil desenvolver uma ideia em grupo!

Como organizar suas ideias por etapas

1) Analise o todo

A primeira etapa é visualizar o cenário no qual o conteúdo se encontra. Entender as relações que uma ideia tem com outras semelhantes. Compreender o contexto. Interpretar.

2) Separe as ideias em post it

Uma das grandes invenções da atualidade são os papéis adesivos. São práticos, fáceis de manusear e permitem organizar as ideias de um jeito dinâmico. Colocá-las em post it é melhor que anotá-las em um caderno, pois você conseguirá mudar sua ordem, fazer agrupamentos, combinações.

Ainda com essa mesma pegada, para os amantes de tecnologias, temos as ferramentas onlines como bloco de notas, sistemas kanban, trello e outras ferramentas para organização e processos.

3) Crie uma sequência lógica

Após listar as ideias e tópicos em post it, você pode criar uma sequência lógica, uma espécie de roteiro para suas ideias. Dessa forma, fica mais fácil compreender e memorizar.

Há várias possibilidades de criação para uma sequência lógica. Isso vai depender do seu objetivo. Por exemplo, um aluno que está estudando sobre História do Brasil, pode organizar seu raciocínio de maneira cronológica, ou relacionar as informações ao contexto internacional.

4) Ilustre

Ilustrar é dar forma a uma ideia. Você não precisa desenhar, basta escrever suas ideias no papel, usando recursos simples como setas, formas geométricas básicas, bonequinhos, ícones.

Se você for além da palavra escrita, seu cérebro vai entender melhor e armazenar em formação!

Compartilhe sua ideia e aceite feedbacks…

Muitas pessoas têm ideias semelhantes às suas. E, mesmo quando diferentes, podem ser complementares.

Se você estiver estudando para um exame, compartilhe suas anotações com outras pessoas e peça feedback. Se você tem uma ideia de negócio, faça isso também.

Muitas vezes, as pessoas perdem oportunidades de melhorá-las devido ao medo de compartilhar suas ideias. Juntas, essas ideias se complementam e crescem.

Ferramentas que auxiliam na gestão de ideias

1. Funil de ideias

Muitas pessoas querem começar um negócio ou iniciar um novo projeto, mas não sabem como ter uma ideia inovadora. A ferramenta funil de ideia ajuda de duas formas: a primeira parte da experiência empreendedora e a segunda parte da observação do mercado.

Ela serve para gerar ideias e selecionar uma para iniciar o negócio.

Indicada para quem quer montar um negócio, mas ainda não sabe no que investir.

2. Scamper: técnica de geração de ideias

O Scamper usado para orientar empreendedores em sessões de brainstorming com funcionários sobre novos produtos e serviços. Também é útil para orientar e organizar as discussões de um grupo de pessoas para resultados produtivos.

Especialistas destacam a importância da inovação para o crescimento dos negócios, mas muitas pessoas ainda acham difícil inspirar a criatividade.

Esta é a sua situação? Bom, o objetivo aqui é que, com a ferramenta, seja possível novas versões de um produto ou serviço, ou até mesmo gerar ideias completamente diferentes, mudando os rumos da empresa.

3. Mapa Mental Para Empreendedores

Um Mapa Mental utiliza informações centrais, lógica e uma série de dados importantes na hora de organizar um pensamento.

Neste site do MindMeister, você pode elaborar até três mapas mentais gratuitamente.

Essa ferramenta pode ser uma mão na roda. Ela traz um diagrama bem estruturado, com casas para tópicos primários, secundários e terciários; você só precisa preencher e, caso queira, acrescentar outros.

Lembre-se, enfim, que o mapa mental é não apenas um exercício de visão sistêmica, ele serve para organizar pensamentos e ideias de forma ordenada, relacionada, argumentada e, principalmente, visual.

Organize suas ideias, aproveite seus conhecimentos e abra a sua empresa!

Com a mente livre para pensar e um método para selecionar ideias, o processo criativo necessário para tirar um negócio do papel vai acontecer mais naturalmente.

É possível pensar em soluções que cabem na estrutura física da sua casa e não exigem que você tome empréstimos em banco, ou então aproveitar um conhecimento que você já tem e empreender em um novo negócio.

São muitas as alternativas que você pode usar e há vários segmentos em crescimento que podem ser explorados por alguém que toca todas as demandas da sua empresa sozinha.

Agora sim! Você está pronto para ter uma ideia de negócio.

Não se esqueça de ler nosso artigo sobre o que preciso para abrir uma empresa, achamos que você vai gostar.

Até a próxima!