Em uma indústria de Alimentos, o contato com fornecedores, produção de mercadorias, venda e atendimento ao cliente são alguns dos processos diários que gera informações importantes para o crescimento de uma companhia. 

Afinal, todos os envolvidos em atividades que fazem uma empresa funcionar, desde a gestão ao chão de fábrica, até o controle do estoque, produzem conhecimento que, se analisado com os princípios certos, pode trazer novas oportunidades de negócio.

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade nas indústrias e, dessa forma, garantir que todos os processos vão estimular a inovação e a produtividade, tanto da equipe quanto da empresa no geral, é fundamental para aquelas que querem se manter competitivas no mercado.

Para melhorar seu entendimento, imagine o funcionamento de uma indústria alimentícia. Ela é formada por vários departamentos que realizam diferentes atividades, como:

  • produzir os alimentos;
  • manipular mercadorias;
  • cuidar do estoque; 
  • administrar as finanças;
  • desenvolver estratégias de Marketing
  • buscar parcerias para compra de materiais;
  • vender os produtos finais no mercado.

Em todos esses departamentos existe um Know- How específico adquirido pela experiência que os colaboradores absorveram durante o trabalho. 

O Conhecimento gerado a partir dos processos, armazenadas apenas pelos responsáveis por cada função, são informações importantes e que ajudam a entender onde e quando a empresa pode melhorar, otimizando o seu desempenho.

O papel do Sistema de Gestão da Qualidade é exatamente definir estratégias que caminham lado a lado com os objetivos da empresa, conforme os processos e as particularidades de cada instituição.  

Isso considerando o trabalho dos colaboradores, dos gestores e as características dos potenciais clientes. Ou seja, envolvendo todas as pessoas responsáveis por aquele produto ter aceitação no mercado ou não.

Se você precisa inovar e quer entender como esse conceito pode ajudar a sua empresa, principalmente, o setor alimentício, é só continuar a leitura que te contamos tudo. Confira!

O que significa SGQ?

O Sistema de Gestão da Qualidade, também conhecido como SGQ, é um conjunto de processos integrados entre si para atender aos objetivos do negócio, como manter um padrão de qualidade na gestão operacional e estratégica. 

A ISO 9001, por exemplo, é uma norma reconhecida mundialmente que ajuda a estabelecer critérios na hora de utilizar esse sistema conforme as estratégias comerciais da indústria. 

Além disso, aliar esses métodos, a ISO 9001 e a SGQ, amplia a criação de consciência da qualidade em todas as etapas organizacionais do sistema produtivo. Assim como nas pessoas envolvidas nesses processos.

A partir disso, entendemos que a Gestão da Qualidade Total não necessita de nenhuma certificação, embora este seja o meio mais fácil e disseminado para garantir que o padrão de qualidade aconteça. 

Aqui, o termo total é usado para garantir o objetivo dessa estratégia, mantendo a qualidade para todas as partes — incluindo distribuidores, revendedores, fornecedores e demais parceiros de negócios.

Dessa maneira, esse sistema ajuda a coordenar e otimizar as atividades que atendem às preferências e exigências dos consumidores. Ao promover melhorias contínuas no negócio, os gestores ganham tempo para mensurar a real situação econômica e administrativa das ações idealizadas — o que funciona e o que não funciona internamente para o seu público final. 

Agora que conhecemos os pontos de atenção para construir um sistema de gestão eficiente, apresentaremos os 7 princípios desse sistema.

7 Princípios do Sistema de Gestão da Qualidade 

Antes de prosseguir, é preciso entender que os processos administrativos de uma empresa mudam a todo tempo. A ISO 9001: 2015 é uma versão atualizada das boas práticas de um Sistema de Gestão da Qualidade. 

Com ela vieram várias alterações que melhoram os resultados obtidos pela certificação das normas. As principais são: 

  • saída do manual da qualidade; 
  • saída da ação preventiva;
  • gestão de riscos;
  • Princípios da Qualidade. 

Vale ressaltar que, anteriormente, existiam 8 Princípios da Qualidade, mas a partir da ISO 9000:2015,  às normas responderam a 7 Princípios. São eles:

  1. Foco no cliente;
  2. Liderança;
  3. Engajamento das pessoas;
  4. Abordagem de processos;
  5. Abordagem de processos;
  6. Melhoria;
  7. Gestão de relacionamentos.

A seguir, você conhecerá o conceito por trás de cada princípio e como eles impactam a engrenagem de uma indústria de alimentos.

Foco no cliente

Entender como funciona a mente do seu consumidor e o que um produto precisa ter para atrair sua atenção é um foco empresarial. O cliente é o pilar principal de uma instituição, pois é ele quem consome os seus serviços.

Por isso, a função do Sistema de Gestão da Qualidade não é só atender às demandas atuais dos seus clientes, mas conseguir prever também as suas necessidades futuras

Liderança

O que diferencia uma empresa de sucesso das demais é a capacidade da sua liderança. Empresas inovadoras têm grandes líderes à sua frente. Esse papel é designado para pessoas que possuem perfil motivador e inspirador. 

Um bom chefe é uma figura proativa e precisa ser um exemplo de inspiração e respeito na empresa. A partir do seu trabalho e postura, a implementação das ideias e todas premissas da SGQ serão absorvidas pela equipe, consequentemente, os resultados serão mais rápido. 

Engajamento das pessoas

O engajamento da equipe, em todos setores, é o caminho que a inovação precisa prosseguir. Por isso, é fundamental gerir os prós e os contras de cada funcionário, buscando corrigir os pontos negativos e aperfeiçoar os positivos.

Quando os colaboradores se envolvem com os problemas da empresa e buscam solucioná-los com a ajuda do próprio potencial, os resultados particulares são melhores.

Abordagem de processos

A administração dos processos não pode ter falhas, principalmente, nos meios de comunicação entre os setores.

Toda a cadeia produtiva se baseia na entrada e saída de mercadorias, tanto no estoque de matéria-prima quanto no estoque de produto acabado — e, com essas informações, diversos departamentos organizam suas ações, como o setor de compras, o marketing e o financeiro. 

Tomada de decisão baseada em evidências

Para melhorar os resultados do Padrão da Qualidade, é recomendável que a empresa utilize análises lógicas e intuitivas. Isso aumenta o poder da decisão, baseado em dados precisos e assertivos.

Melhoria

Identificar novas oportunidades deve ser o objetivo constante de qualquer gestor. Isso porque a produtividade da empresa depende da inovação. 

Essas melhorias direcionam as ações para melhorar o atendimento, aumentando o desempenho e a competitividade no mercado. 

Gestão de relacionamentos

Por fim, para ter bons resultados, o Sistema de Gestão da Qualidade precisa construir um bom relacionamento com todas as partes envolvidas.  

O ponto de partida para esse desafio é manter sempre aberto o canal de comunicação, transparente e coerente com as exigências e melhorias propostas. 

Por meio de comunicação eficiente e detalhista, serão implementados melhorias, ferramentas e novas soluções que melhoram a qualidade dos serviços prestados.  

Como a SGQ impacta em uma indústria de alimentos

Com o mercado cada vez mais competitivo, as transformações digitais trouxeram um novo comportamento para os consumidores. Por isso, as empresas estão implementando políticas de gestão da qualidade visando garantir a satisfação de seus clientes.

Na indústria de alimentos, isso se torna ainda mais evidente, uma vez que além do foco na satisfação que o produto proporciona, a qualidade está diretamente relacionada à saúde e segurança alimentar. Portanto, ter uma Gestão da Qualidade eficiente causa um impacto diretamente nos custos e, consequentemente, na rentabilidade desse tipo de negócio.

Finalizamos este conteúdo, onde foi possível notar que todos os princípios estão interligados dentro de um Sistema de Gestão da Qualidade. Esse ciclo funciona da seguinte forma: manter o foco no cliente depende de uma liderança assertiva que, no que lhe concerne, incentiva a sua equipe de trabalho. Após isso, as etapas são analisadas e otimizadas. 

Com os dados em mãos, as decisões são mais claras e direcionadas. E isso tudo terá impacto no relacionamento com os clientes e na sua fidelização.

Esse foi o conteúdo de hoje, se você ficou interessado em conhecer uma ferramenta que auxilia na sua gestão, te ajudando a melhorar todos os aspectos que discutimos aqui, leia nosso artigo sobre ERP

Gostou deste tema? Então, assine nossa newsletter!

Te vejo em breve!