Abrir e gerenciar uma loja é uma tarefa difícil. Aliás, saber como administrar uma pequena empresa não é para qualquer um.
Quem não tem um amigo que decide abrir uma loja sem conhecer o mercado, investe todas suas economias e depois de 6 meses fecha as portas pois não aguenta pagar o aluguel?
É por esse e outros motivos que saber os principais conceitos, teorias e práticas que englobam o mundo administrativo é importante para pequenos negócios.
Quer ver na prática como isso funciona e entender como melhorar a gestão de uma empresa de atacado? Então, continue a leitura que te contamos tudo.
Vamos!
Quais características de uma empresa de atacado O comércio atacadista ou apenas atacado, funciona como um distribuidor ou intermediário no processo produtivo, revendendo a varejista, estabelecimentos agropecuários, cooperativas e agentes produtores em geral (empresariais e institucionais), sem alterar as características dos produtos com que trabalha.
Apesar de parecer confuso, pois nem sempre essas empresas são as fabricantes, o atacadista funciona como elo entre os produtores e o varejista: ele compra grande volume de produtos de diversos fabricantes e os vende para lojistas em menores quantidades.
Essa dinâmica, por exemplo, faz com os preços de cada mercadoria saiam mais baratos, tornando esse comércio mais atraente para pessoa jurídica, o também não impede o comércio para pessoas físicas.
Ao agregar diversos serviços à atividade de distribuição, o comércio atacadista acabou se tornando um setor extremamente importante para o desenvolvimento econômico de um país.
Isso porque esse tipo de negócio estimula a demanda interna ao influenciar a oferta com mais produtos ou até mesmo auxiliar as ações promocionais com preços mais baratos, além daquelas praticadas pelo próprio fabricante.
Principais desafios do atacado nas pequenas empresas Para pequenas empresas de Atacado que tentam crescer e competir contra organizações maiores e com mais recursos, encontrar estratégias que maximizem seus lucros, minimizem custos, é uma tarefa que exige esforço contínuo.
Um cenário de desinformação e ausência de planejamento pode até representar um campo de batalha inacessível, interferindo diretamente na permanência e sobrevivência dessas empresas.
Entretanto, se engana quem pensa que isso é o fim do mundo, pois quase sempre é possível usar suas limitações ao seu favor.
No caso de pequenos atacadistas, por exemplo, podemos usar o tamanho, o volume menor de burocracia para desenvolver um crescimento seguro e consistente.
Ou seja, ao se planejar e construir um plano de negócio sólido, problemas como os que vamos discutir a seguir ocorrerão com menos frequência.
A automação é a chave para resolver qualquer problema
O conceito de automação engloba a necessidade de usar tecnologias para controle, execução, funções e mecanismos que apresentam lentidão ou falhas quando feito apenas por trabalho manual.
Por esse motivo, a automação é uma chave importante para o desempenho de um negócio e não mais uma realidade que diferencia as empresas uma das outras.
Hoje em dia, é necessário ter a capacidade de automatizar processos para aumentar sua produtividade, principalmente para negócios que vendem produtos em larga escala, como os atacadistas.
Por exemplo, imagine que você tenha duas frente de caixa: loja física e loja online. Ao invés de refazer manualmente os pedidos de comércio eletrônico, você pode integrar as duas plataformas (sistema de gestão e site da loja) e colocar todas essas informações diretamente no seu sistema de controle.
Além disso, você também pode usar a automação para integrar seu estoque de mercadorias com o setor de venda e, assim, saber quando será preciso repor mais produto para as duas lojas.
Vale ressaltar que as oportunidades de automação são infinitas e sua equipe pode encontrar outras formas de resolver problemas do dia a dia e, consequentemente, economizar tempo e dinheiro.
Logística eficiente: é obrigação das empresas de atacado?
Com o novo perfil de consumo e todas as mudanças na forma como as empresas lidam com seu cliente, o e-commerce também chega para os comércios atacadistas, tornando a logística um pouco mais complexa.
No caso de pequenas empresas, a probabilidade de que essa operação tenha erros é muito alta, uma vez que para manter essa dinâmica eficiente será necessário um investimento alto.
Em primeiro lugar, para estruturar esse setor em seu negócio é preciso ter muita organização. Por isso, considere manter uma listagem separada para pedidos de atacado, loja virtual, fornecedores e clientes através de um sistema de gerenciamento.
Além disso, mantenha as mercadorias organizadas de acordo com os itens com mais saída para facilitar o acesso por parte dos funcionários, etiquetando as prateleiras de acordo com essas informações.
Vale ressaltar que o uso de ferramentas móveis, como os aplicativos de celulares, também podem ajudar na leitura de código de barras, fornecendo aos usuários uma rota eficiente para localização desses produtos.
Acesso a dados eletrônicos
Os parceiros de um negócio são peças importantes para o desenvolvimento de uma empresa - sejam representantes de vendas, clientes ou fornecedores.
Quando o assunto é a construção de uma relação sólida é importante fornecer informações em tempo real para trazer mais eficiência ao trabalho em conjunto.
Como assim?
Basicamente, em uma relação de negócio é necessário ter simetria informacional para que erros e falhas ocorram. Ou seja, a comunicação interna e externa precisa existir.
Sem essa capacidade de aceitar, compartilhar e interpretar dados, surgirão gargalos na cadeia de suprimento, aumentando o tempo de espera do cliente final.
Por isso, um sistema de gestão, mais uma vez, se torna importante. Com o uso dele será mais fácil adicionar parceiros a sua cadeia de suprimentos, permitindo que eles acessem informações importantes.
Escalabilidade é mais importante
A organização e controle de estoque é uma dos principais desafios quando o assunto é a gestão de uma loja atacadista. Por essa razão, a capacidade de ordenar os processos e operações correspondentes são premissas importantes para o sucesso desse tipo de negócio.
Além disso, à medida que um atacadista cresce, é necessário escalar o estoque e o espaço do armazém. Logo, encontrar uma solução que permita adicionar mais recursos quando quiser e que não restrinja seus negócios é fundamental.
Isso acontece porque estamos falando de um nicho de mercado específico e que trabalha de acordo com seu nível de estoque. Ou seja, se não houver um controle eficiente na saída e entrada de mercadorias, o consumidor final fica em desvantagem pois seu tempo de espera será maior.
Ah! Acho que está claro o tipo de solução que estamos falando, não é mesmo? Pois bem, estamos falando do velho e bom sistema de gestão integrada.
Agora que já discutimos alguns cenários e dificuldades de empresas que praticam o comércio atacadista, que tal conhecer algumas dicas para melhorar ainda mais essa gestão.
6 Passos para o sucesso do atacado Antes de aprofundarmos nesse assunto, acho que ficou claro para você que deseja ou tem uma pequena empresa de atacado que um sistema de gestão integrado é a principal ferramenta para te ajudar com as operações.
Mas além disso, ele traz alguns outros benefícios que você vai conhecer ao longo dos 6 passos para o sucesso de um comércio atacadista.
Melhoria contínua do processo
Para uma pequena empresa que ainda não definiu sua estrutura de operação e que ambiciona o crescimento, através do aumento da produtividade, é mais fácil mapear possíveis problemas e definir soluções que tenham resultados mais assertivos.
Com isso, o primeiro passo para o sucesso de um atacadista é entender suas principais deficiências, planejar seu plano de negócio de acordo com essas características e implementar ações que visam melhorar sua estrutura de negócio.
Vale lembrar que essa metodologia, de sistemas mais estruturados e organizados dentro de uma empresa, serve também para aqueles empreendedores que querem expandir seu negócio, estruturando um comércio online para os seus produtos.
Política comercial bem definida
Antes de colocar em prática sua operação de atendimento e com isso ter a visão de como funciona sua cadeia produtiva, através da entrada e saída de mercadorias, é preciso definir sua política comercial.
Geralmente, um atacadista consegue diminuir o custo unitário do produto em até 50% em relação aos preços praticados por varejistas. Isso faz com que muitas empresas desse ramo pensem, de forma equivocada, que podem oferecer preços tão pequenos sem seus próprios parâmetros.
A política comercial das empresas antes de tudo precisa estar baseada em seu custo fixo, ou seja, os preços praticados por elas precisam cobrir pelo menos as despesas que ela tem para se manter no mercado.
Após isso, já é possível calcular qual será a margem de descontos que seus clientes terão.
Para o caso de pequenas empresas que não conseguem praticar preços tão abaixo das concorrentes, uma ótima maneira de conquistar o público é através do marketing.
Gestão do estoque eficiente
Em todos os problemas apresentados neste texto vimos que o controle de estoque é sempre citado. Isso porque em uma empresa atacadista a entrada e saída de mercadorias é base que movimenta toda a cadeia produtiva.
Portanto, se a empresa não possui dinamismo e eficiência para lidar com esse setor, certamente, haverá grandes problemas.
Imagina vender mercadorias de um fornecedor que ainda não entregou o produto ou até mesmo investir em produtos que dependem de uma demanda sazonal e só são vendidas em determinadas épocas do ano. É provável que as perdas financeiras sejam enormes, o que ganha ainda mais peso quando estamos falando de pequenos atacadistas.
Nesse caso, é importante investir em soluções tecnológicas que integram essas informações dentro da empresa, facilitando a dinâmica para o comércio.
Dê atenção a logística
Agora que você já conhece a dinâmica, as características e os problemas do comércio atacadista é preciso cuidar da logística da sua empresa.
Manter toda a dinâmica de trabalho, plano de negócio, política comercial não valeram de nada se a empresa não for capaz de entregar o produto com qualidade ao consumidor final.
A grande sacada do comércio atacadista é abastecer as lojas com produtos em grande escala mas com preços reduzidos e, portanto, abastecer as pequenas e grandes lojas de produtos no mercado de varejo.
É importante estabelecer prazos de entrega tanto para clientes e fornecedores, além de planejar as rotas e caminhos que seus funcionários deverão cumprir para localizar a mercadoria.
Por isso, pensar no armazenamento, segurança, percurso e tempo de entrega das mercadorias envolve um investimento estratégico que deve ser realizado após muitas análises e pesquisas.
Planejamento de compras
O planejamento de compras é indispensável para garantir que as mercadorias para revenda não faltem para o comércio atacadista. Afinal, estamos falando de um setor que atua como elo entre lojas e fabricantes e, portanto, é necessário para garantir a engrenagem dessa empresa.
Além disso, o planejamento serve como um recurso para melhorar a fluidez de processos entre os setores que participam dessa dinâmica - comercial, financeiro, contabilidade e outros.
Uma má gestão nas compras prejudica o fluxo operacional pois compromete a comunicação interna, o que faz com todos a integração entre os departamentos tenha sérios problemas.
Automatize ao máximo
Por fim, você chega a conclusão de que para melhorar a gestão de atacados de pequenas empresas é preciso investir em um bom sistema ERP, sigla usada para Sistema de Gestão integrado.
Por diversas vezes ao longo desse texto vimos que um simples ou até mesmo os grandes problemas podem ser solucionados com planejamento, inovação e inteligência.
Esses princípios são exatamente o que um ERP entrega e aqui na Sensio você lida com esse processo de uma forma mais inteligente e intuitiva.
O sistema de Gestão da Sensio oferece aos seus usuários a praticidade em operar em diversas frentes. Se você é um atacadista que deseja ampliar suas vendas para e-commerce, por exemplo, temos inúmeras funcionalidades que te ajudam nessa finalidade.
Passando por um controle de estoque mais eficiente, com as principais informações do seu produto, etiquetas para controle, aplicativo móvel, criações de lotes de vendas, comissões para funcionários, ordem de pedidos, orçamentos e outros recursos que te ajudaram na gestão do seu negócio.
Mas eu só consigo melhorar minha gestão com o uso de um ERP? A resposta é não!
Contudo, as chances de sérios problemas acontecerem na sua cadeia produtiva são mínimas, pois um bom sistema ERP é feito para facilitar o dia a dia corporativo, principalmente para pequenas empresas.
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Esperamos que tenha gostado desse artigo.
Até a próxima!