Tem muita gente experiente que está se preocupando, oferecendo bom repertório para reflexões e demonstrando o traço de caráter que leva alguém a empreender ou a tomar decisões por conta própria — aquilo que é necessário para abrir uma empresa .
No entanto, falta aquela disposição natural, ânimo pronto e enérgico para conceber e executar antes que outros. Empreender é tarefa difícil. É trabalhoso pôr em execução uma ideia, assumir uma responsabilidade baseada num projeto e levá-lo à realização.
Por isso, se você acha que é possível assumir esse risco e está com vontade de empreender? Se liga nesse artigo que vamos te mostrar como.
Boa Leitura!
Quero abrir minha empresa A grande maioria das pessoas que querem ter uma empresa de sucesso acabam deixando as ideias no papel por medo dos desafios do empreendedorismo e de um eventual fracasso.
Para realizar o sonho de abrir um negócio, além de se atentar a todas as questões burocráticas como cadastro, registros, contratos e impostos , é preciso haver planejamento e organização.
É essencial entender que as coisas não acontecem de forma rápida. Por isso, para ter sucesso no mercado, controle a ansiedade, mantenha a vontade de crescer e a capacidade de inovar.
Veja a seguir os 4 aspectos mais importantes para que tem vontade de empreender:
1 — Comece organizando as ideias Antes mesmo de partir para a execução de um projeto, é preciso exercitar a visão de onde se quer chegar. Amadureça a sua ideia e busque ter em mente o que você quer experimentar, aprender e validar.
Visualize como será o caminho até atingir o seu objetivo e elabore, pelo menos, 3 hipóteses de como você poderá chegar até ele ou, até mesmo, de algo que você gostaria de experimentar ou validar.
Nessa fase, é preciso não ter medo e deixar a imaginação fluir: imagine cenários, dificuldades que podem surgir no caminho e todos os elementos que possam interferir no atingimento do seu objetivo.
A seguir separamos algumas perguntas que você pode fazer para justificar suas ideias:
Qual seu momento de vida atual? Nem sempre nossa realidade permite fazer tudo o que queremos. Tem histórias de pessoas que arriscam e dão certo, mas é preciso contar com a possibilidade de fracasso também.
É preciso ter pé no chão e fazer boas escolhas ao longo do caminho. Assim, as chances de sucesso serão maiores.
Empreender é somente abrir um negócio? Nem sempre é preciso sair do emprego para empreender, você pode começar empreendendo no negócio dos outros.
Ao contrário do que muitos podem pensar, empreender não é apenas “abrir uma empresa” e nem sempre é preciso sair do emprego, você pode começar empreendendo no negócio dos outros.
A definição está mais relacionada a “atitude” de transformar uma dificuldade em oportunidade. Se há um problema e você consegue resolver, faça!
Sair do emprego, ou manter as duas coisas? Para tomar decisões que envolvem a parte financeira nem sempre é fácil. Por isso, uma boa dica para o início é tentar conciliar os dois até que as coisas estejam mais organizadas.
Converse com pessoas que têm negócios Entender os medos, problemas, resultados e conquistas de quem já passou por isso é uma boa opção para ajudar.
Leia muitos assuntos relacionados a gestão e administração de empresas, procure investir em conhecimento técnico e acompanhar as principais personalidades do empreendedorismo.
Embora pareça um tanto estranho, a ideia original pode levar ao sucesso ou ao fracasso quando o empreendedor se “apega” demais a ela e não tem flexibilidade para propor adaptações, mudanças ou mesmo reinventá-la em função das oscilações do mercado.
Lembre-se que: o foco em ter uma ideia de negócio deve ser na oportunidade, e não na ideia em si.
É preciso estar aberto a inovações e aproveitar novas oportunidades de mercado. Todo empreendedor almeja lucro, mas isso só vai é alcançado se o que se está oferecendo interessar ao público-alvo. Acompanhe as tendências e mude, se for necessário. Há muitas oportunidades disponíveis, fique atento para observá-las!
Você pode ter um plano de negócios perfeito, mas se sua ideia não for uma oportunidade aceita pelo mercado, está condenada, ou melhor, não vai durar muito.
Muitas pessoas, entrando no mundo do empreendedorismo, acabam partindo do caminho oposto aos seus ideais. Elas criam produtos e/ou serviços que satisfazem apenas as necessidades e não solucionam o problema de fato.
Para evitar esse tipo de situação, o certo é entender sua unidade de negócios para então desenvolver a ideia de forma adequada. Em outras palavras, analise todas as situações em que seu produto é necessário e direcione mais atenção para esse público.
Uma dica valiosa é ter um bom networking . A exposição é essencial para pesquisar o mercado e entender a concorrência. Ter uma boa reputação continua sendo importante para quem busca ter sucesso no mercado e se fortalecer.
Além de tudo isso, o bom e velho “boca a boca” ainda é o que muitos empreendedores utilizam, seja para encontrar novas oportunidades, ou divulgar um produto/serviço por meio de uma rede de pessoas.
O que você deve levar em consideração nessa decisão Não é sensato abrir um negócio sem a elaboração de um modelo empresarial. Esta, talvez, seja a etapa central para quem quer se tornar um empreendedor .
Na hora de definir metas: o capital aberto, a análise de mercado e da concorrência e a análise de tudo o que a empresa vai oferecer são pontos-chave para que uma ideia tenha sucesso e sustente toda cadeia de operações.
Após o amadurecimento da ideia, é hora de colocar no papel tudo o que foi definido. Um plano de negócios é o momento em que um empreendedor pode definir se sua ideia tem bom potencial ou não.
Nesse caso, você pode seguir alguns posicionamentos para construir a sua marca:
Como é a concorrência nesse mercado? Tem muitos ou poucos? Quais serão seus diferenciais perante esses concorrentes? Quais são os riscos de mercado (tecnológico, regulatório e de execução)? Sua ideia é viável no curto, médio e longo prazo? Sua ideia é escalável, ou seja, é facilmente replicável e tem alto potencial de crescimento? Sua ideia terá valor diante de outros produtos e serviços no mercado ou durará apenas enquanto for novidade? Você estará se realizando ao executar sua ideia? A forma como uma ideia é trazida ao público pode resultar no sucesso ou fracasso do negócio. Diante de uma economia cada vez mais instável e com recursos mais escassos, manter o controle da situação é uma ação que pode aliviar as oscilações do mercado.
Empreender para mudar a minha realidade: Pague Menos e JR Diesel No caso de Deusmar Queirós, criador da farmácia Pague Menos, e muitos outros empreendedores, que tiveram uma infância humilde, foi preciso muito esforço, dedicação e determinação para chegarem onde estão hoje.
Deusmar precisou passar dos 30 anos e juntar um milhão para criar a rede de farmácias Pague Menos.Mas bem antes disso tudo acontecer, ele já estava trilhando o caminho do empreendedorismo.
Conheceu o setor financeiro e trabalhou como operador de mercado de capitais, corretor de seguros, formou-se em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e posteriormente tornou-se professor da Universidade de Fortaleza.
Para ele, toda a experiência foi extremamente necessária para criar, expandir e consolidar o Pague Menos.
Ainda com a mesma energia, quem sonha em abrir um negócio provavelmente já conhece a história de Geraldo Rufino, um ex-coletor de latas que superou as adversidades da vida para fundar a JR Diesel, um caminhão de “ desmantelamento legal ” Após seis falências, transformou a empresa em um grande negócio, e hoje é considerada referência nacional.
Fundador de uma marca presente em todo o país, Rufino diz que a vontade de empreender tem que partir de dentro para fora. “Não adianta buscar em outros lugares, em cursos de Harvard. O empreendedorismo da vida tem que estar em você.” Na sua visão, a JR Rufino atingiu esse patamar por sempre acreditar que daria certo.
Passo a passo para abrir uma empresa A burocracia ainda é um obstáculo enfrentado pelos brasileiros que desejam ser donos do próprio negócio.
Por envolver uma série de etapas e de documentações, abrir empresa pode significar dor de cabeça se esse momento não for devidamente planejado.
Que tal passar por essa etapa, decidir tudo o que precisa ser feito, sem ter preocupações e estresse?
Preparamos uma lista com os principais pontos a serem analisados!
1. Elabore seu plano de negócio Toda empresa começa com o plano de negócios, um documento que descreve como sua empresa vai agir e criar valor para os clientes.
Estes são alguns elementos que não podem faltar no planejamento:
Descrição dos produtos e serviços da empresa; Modelo de negócio usado; Definição de Departamentos e Ramos de Actividade; Definição do público-alvo; Pesquisa de mercado; Análise da concorrência; Mapeamento de fornecedores; Plano de operação; Plano financeiro; Plano de marketing. 2. Decida se vai empreender sozinho ou com sócios Você precisa decidir se vai iniciar uma empresa separada ou formar uma parceria com outros sócios .
O benefício de ter mais pessoas é ter outras perspectivas para apoiar a gestão e ter melhores aportes financeiros. A sociedade, por outro lado, gera conflito e os resultados devem ser distribuídos de acordo com a participação dos parceiros.
3. Contrate um contador Com o plano de negócios pronto, é hora de contratar um contador para auxiliar com os trâmites da formalização da empresa.
Isso será necessário para as próximas etapas, que envolvem documentações e normas específicas.
4. Defina a natureza jurídica e regime tributário A natureza jurídica de uma empresa determina como ela é tratada legalmente, e o sistema tributário determina como os impostos são calculados e recolhidos.
São exemplos de naturezas jurídicas o Empresário Individual (EI), Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI ), Sociedade Limitada (LTDA) e Sociedade Simples.
Já os regimes tributários disponíveis são o Simples Nacional , Lucro Real e Presumido.
5. Elabore o contrato social O contrato social é como a certidão de nascimento da empresa, que reúne todas as informações sobre o negócio e marca sua existência jurídica.
6. Registre a empresa na junta comercial Com o contrato social pronto, o próximo passo é registrá-lo na junta comercial ou cartório da região correspondente.
Essa etapa pode ser feita à distância, caso você contrate um contador para levar a documentação.
Depois do registro, será preciso solicitar o CNPJ à Receita Federal — em alguns estados, o processo é automático devido à integração de sistemas.
7. Faça a inscrição estadual ou municipal Depois de registrar a empresa, ainda é preciso fazer a inscrição estadual ou municipal, conforme a atividade.
De modo geral, as empresas do comércio devem fazer a inscrição estadual, pois recolhem ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), enquanto as empresas de serviços devem fazer a inscrição municipal para recolher o ISS (Imposto Sobre Serviços).
8 bons motivos para abrir um negócio Agora que você já conhece bem mais as dificuldades de abrir um negócio e sabe que não vai ser nada fácil desenvolver esse desafio, é preciso reacender a sua vontade de empreender.
Conheça a seguir 8 motivos que levaram grandes empreendedores ao sucesso!
1. Controlar seu próprio destino Bom ou ruim, quem decide o que fazer é você, então se algo não deu tão certo, você pode alterar a rota e medir novamente o resultado.
2. Escolher as pessoas com quem trabalhar Pesquisas indicam que 84% das novas micro e pequenas empresas têm até 5 funcionários. Então saiba que você provavelmente não terá que selecionar muitas pessoas para trabalhar com você. E isso é bom, pois você poderá escolhê-las levando em conta suas preferências.
Todavia, sempre leve em consideração as competências de acordo com o cargo a ser ocupado, claro!
3. Fazer o que gosta Este é um dos bons motivos para abrir um negócio! Se passarmos 8 horas no trabalho, das 24 que temos no nosso dia, isso é um terço da nossa vida que passamos trabalhando.
E se você não trabalha em algo que gosta, como continuar? O pior de tudo não para por aí: saiba que você provavelmente nunca será tão bem sucedido fazendo o que não gosta.
Por isso, aposte na sua empresa, e comece fazendo isso a partir de algo que você tenha afinidade.
4. Conseguir mais agilidade Em uma empresa própria, você é quem decide o que e quando fazer cada coisa.
Em um sistema mais simples pelo tamanho da hierarquia da empresa, normalmente é o dono e os subordinados. Como o dono está sempre a par do que está acontecendo, é bem mais fácil tomar decisões rápidas. Em uma empresa maior são muitas reuniões e explicações até que se chegue a um consenso.
5. Relacionar-se com as pessoas Especialmente em cidades menores, o proprietário de um negócio acaba tendo bastante envolvimento com a sociedade. É um cliente que você encontra em uma feira, no banco ou na rua, e isso acaba por desenvolver em uma amizade.
São vizinhos de lojas que se conhecem e trocam experiências do comércio, e muito mais. Sem falar nos funcionários, que são as pessoas que vão passar o dia todo com você. Para quem gosta de gente, tudo isso pode ser muito prazeroso!
6. Orgulho por criar algo Esta parte também é incrível. É muito bom quando você olha para algo que estava somente na sua cabeça antes, e que saiu de você para se transformar em uma empresa, seja motivo de orgulho. Você olha e pensa “fui eu quem criou tudo isso”. E é esse orgulho que também o mantém motivado a vencer os desafios e crescer.
7. Liberdade para fazer outras coisas A liberdade não acontece logo que você abre o próprio negócio. No começo, provavelmente, vai trabalhar mais do que se estivesse empregado. É preciso colocar as coisas para funcionar e contar com as pessoas certas nos lugares certos.
Depois de tudo alinhado, montar sua empresa pode ser uma ótima maneira de ter sua liberdade financeira.
8. Ganhar mais dinheiro Nos primeiros meses, é possível que você ganhe menos do que no emprego. No entanto, se fizer o dever de casa e manter o planejamento, em alguns meses, você começa a colher os frutos.
Uma pequena empresa bem administrada deverá dar de lucro 15%, isso depois de retirar seu salário (o que é pró-labore), as despesas e pagar impostos. Assim, além de retirar o suficiente para manter suas despesas, ela deverá pagar 15% para a própria empresa crescer.
Dinheiro este que de tempos em tempos você pode reaplicar no negócio ou retirar como forma de retirada de lucros. Se tudo der certo, poderá ganhar muito mais em um negócio próprio do que no emprego com carteira assinada.
Como ter uma empresa de sucesso Se chegou até aqui, é porque a vontade de empreender já está em você!
E aí, já montou um plano? Está pronto para começar a sua rotina em busca do sucesso?
A seguir, mapeamos 10 ações que são indispensáveis às atividades de um negócio sustentável.
1 — Criar produtos ou serviços diferenciados;
2 — Elaborar um plano de negócios;
3 — Buscar conhecimento e capacitação;
4 — Analisar a viabilidade do negócio;
5 — Encontrar companheiros de jornada;
6 — Organizar as finanças;
7 — Manter capital de giro suficiente ;
8 — Fazer investimentos;
9 — Mostrar valor para o cliente;
10 — Controlar a ansiedade.
Além de tudo que discutimos ao longo desse texto, buscar conhecimento é essencial!
Comece sua jornada pela leitura e acompanhe bons podcasts sobre o assunto. Selecionamos alguns livros para você. São eles:
7 ideias de negócios para abrir Se você tem vontade de empreender, mas não sabe em qual área seguir. Temos a solução! Conheça algumas áreas fáceis e muito rentáveis para 2022.
1. Venda de alimentos congelados Uma das melhores ideias de negócios para quem quer ser seu próprio chefe é a venda de alimentos congelados, especialmente quando se fala de refeições saudáveis, nutritivas e caseiras.
Hoje, há uma grande preocupação com a qualidade dos alimentos que consumimos e, ao mesmo tempo, as pessoas querem opções práticas e rápidas (porque quase ninguém tem tempo para ficar cozinhando durante horas).
É por isso que a venda de alimentos congelados é uma excelente opção comercial. Se você tem a capacidade de cozinhar, esta é uma boa possibilidade, e pode começar com pouco investimento, até mesmo atraindo clientes do seu ambiente social.
2. Bolos decorados Os bolos decorados sempre foram populares e até hoje, principalmente os temáticos, com elementos atuais (como filmes, séries de televisão, desenhos, bandas e celebridades populares).
Este produto é altamente procurado para diversos eventos, como aniversários, batizados, casamentos, chás de bebê e qualquer tipo de festa em geral.
É um trabalho especializado e, portanto, pode ser cobrado um valor considerável para os clientes, especialmente quando tem alguma característica especial (como não ter glúten, por exemplo).
3. Produtos reciclados Sustentabilidade é uma pauta em alta. Cada vez mais nos preocupamos, e como razão, com o nosso meio ambiente.
O número de pessoas que procuram formas para consumo menos prejudiciais à natureza, está crescendo.
Por isso, se você tiver habilidades manuais, os produtos reciclados podem ser uma escolha excelente para você. Veja alguns exemplos:
Candelabros e vasos feitos com latas. Cadernos feitos com papel reciclado. Vasos feitos com garrafas de vidro. Prateleiras feitas com caixas de frutas. 4. Presentes customizados Essa é uma das ideias de negócios mais usadas e que nunca sai de moda.
Presentes personalizados são muito atraentes e não são encontrados em grandes centros comerciais e lojas. Se você tem habilidades com artesanato, esta é uma opção!
Qualquer produto pode ser personalizado de acordo com os gostos e demandas do cliente. São elas:
Canecas com o nome da pessoa. Travesseiros com fotos impressas. Agendas e diários com desenhos personalizados. 5. Colares e pulseiras Colares e pulseiras são itens que nunca estão fora de moda e, além disso, há uma infinidade de modelos e estilos que podem ser comercializados.
A grande vantagem é que você não precisa de muito investimento inicial e esses itens são fáceis de vender (você pode divulgá-los em suas redes sociais, em lugares onde você frequenta ou vendê-los para seus conhecidos, para começar).
Outra ideia é montar uma loja virtual com suas criações. Se você não tem conhecimento para começar, existem vários cursos e tutoriais na Internet que podem te ajudar.
6. Venda de roupas para um nicho específico Este é um caso muito parecido com o do restaurante de nicho específico, apenas em outro segmento: moda e roupas.
A venda de itens a uma audiência menor pode ser uma boa ideia para ter clientes fiéis aos seus produtos. Veja alguns exemplos:
Roupas para mulheres grávidas. Roupas de tamanhos especiais. Roupas para adolescentes. Roupas para crianças. 7. Loja virtual Também chamada de e-commerce , comércio eletrônico em português, as lojas virtuais são sites de venda de produtos físicos ou não.
Se você quer abrir uma loja virtual, precisará de um software que gerencie a loja e os meios de pagamento. Além disso, é preciso ser responsável por cuidar da logística de estoque, caso os produtos vendidos sejam físicos.
Agora sim! Terminamos e abordamos os principais pontos para você começar a sua história de sucesso. A Sensio pode ser a solução certa para você e sua nova empresa!
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Até a próxima!