Definir os preços para os produtos de uma indústria, utilizando parâmetros reais, é um desafio que as empresas precisam solucionar para potencializar o desempenho das vendas.

A má precificação dificulta as estratégias comerciais, além de diminuir a rentabilidade da empresa. Afinal, com preços mais altos as chances do cliente comprar com outros fornecedores são maiores.

Ao buscar soluções para lidar com esse problema, as instituições levam três fatores em consideração: os custos de produção, a situação do mercado e os preços dos concorrentes.

Essas informações serão cruzadas e analisadas para obter o maior número de insights, incluindo os preços que a empresa deve praticar.

Quer entender um pouco mais sobre o tema e como a precificação de produtos é importante e como a tecnologia pode ser usada a favor? Então continue a leitura!

Por que a precificação é importante?

Qual objetivo do seu negócio é vender produto ou atrair clientes? Você saberia responder essa pergunta com sinceridade?

Bons empreendedores precisam ter em mente que uma empresa só existe devido aos consumidores. Por isso, é importante considerar que os valores cobrados por cada produto tem destaque na decisão de compra dos clientes — onde as estratégias de preços são usadas para atraí-los e não o contrário.

Independente do tipo de mercadoria, o preço precisa corresponder a funcionalidade e os benefícios que ela oferece. Nesse sentido, planejar a precificação para que o valor a ser pago seja justo para os clientes e, ao mesmo tempo, dê o lucro esperado, é o cenário ideal, e que toda empresa deve construir.

Como precificar produtos?

Como explicado, o primeiro passo para precificar os produtos de uma empresa é entender que para realizar esse processo conhecer o custo total do produto, o mercado em que ele atua e o preços concorrentes é fundamental.

A seguir, separamos alguns pontos que compõe as estratégias de preço das indústrias:

  • custo do produto, valor da compra ou valores de produção; 
  • impostos, comissões sobre a venda e despesas do produto; 
  • gastos fixos do produto, como despesas administrativas; 
  • lucro almejado; 
  • custo da mão de obra, especialização dos profissionais e disponibilidade; 
  • demanda de trabalho e custos com o profissional; 
  • gastos com ferramentas adicionais e eventuais despesas na operação. 

Vale ressaltar que existem outros fatores associados e que geram mais despesas para as organizações, como:

  • dificuldade de acesso ao material; 
  • custo de aquisição de clientes; 
  • risco de acidentes; 
  • transporte do produto ou da equipe. 

Por isso, os detalhes devem ser considerados também, mesmo que apenas como uma margem de erro. Planejando esses passos em conjunto, fica mais fácil determinar valores reais.

Após examinar os custos, é preciso avaliar, conforme as condições de mercado e aos correntes, se o preço cobrado está trazendo benefícios para empresa ou não.

Como o ERP pode contribuir para precificação

Vimos até agora que a precificação é um conjunto de fatores, e se não acompanhando corretamente traz sérios prejuízos financeiros. Nesse ponto, a tecnologia é a solução para todos os problemas, sendo mais fácil gerenciar as operações e os custos de produção.

Trabalhar com um ERP, integrando os departamentos e centralizando as informações, permite que os gestores tenham o domínio total das atividades, sem retrabalho e custo extras.

Por isso, um sistema de gestão deve oferece transparência e segurança, realizando análises e minimizando as chances de erros. Nas indústrias, por exemplo, é possível identificar o custo médio do estoque, além de agregar com facilidade os custos indiretos do produto.

Veja Como o ERP pode contribuir para precificação:

Preço

A ferramenta coleta os dados de produção, informados pelos colaboradores durante suas atividades, para calcula a precificação de forma rápida e eficiente.

Com o ERP as informações de todos os departamentos, como margem de lucro, variações no custo de aquisição, incidência tributária, investimento de fornecedores e custo do estoque, são considerados no cálculo de um sistema de gestão.

Além disso, o sistema permite atualizar o preço dos itens similares disponíveis no estoque, podendo diferenciar os preços de venda de cada produto conforme os prazos de pagamento, sem afetar o fluxo de caixa.

Curva ABC

A curva ABC é uma metodologia que classifica os produtos conforme sua importância e relevância. Ele deve ser a base das estratégias voltadas para o mercado, melhorando os insights em relação à aceitação do público com o padrão de qualidade.

Por exemplo, em uma indústria o nível de estoque pode ser definida conforme a demanda, reduzindo gastos com armazenagem e custos de produção.

Nesse sentindo, contar com esse tipo de solução, na hora da precificação e na construção de relatórios, resulta em melhorias internas e preços mais competitivos, já que a redução de custos poderá direcionada para essas finalidades.

Qual a importância da tecnologia nesse processo?

A escolha do preço é um pouco subjetivo, visto que o valor agregado de cada produtos depende de fatores externos a produção, como a credibilidade da marca e a utilidade do bem.

Isso dificulta a análise de dados, pois estamos olhando para informações de cunho qualitativo, mas potencializa as margens de ganho, uma vez que estratégias de marketing institucional podem aumentar a credibilidade do produto.

Nesse caso, é importante mapear as preferências do público-alvo, saber qual é o poder aquisitivo desse grupo, quais produtos são mais vendidos, qual tipo de cliente é provável aceitar combinações ou descontos progressivos, e como eles percebem o valor da mercadoria.

Hoje, com as soluções tecnológicas é muito mais fácil encontrar e centralizar todos esses componentes, correlacionando com os resultados do mercado.

Por isso, é preciso considerar as necessidades internas, além das funcionalidades que todo bom sistema precisa oferecer, assegurando uma visão sistêmica no médio e longo prazo.

Como a Sensio pode ajudar!

Realizar uma análise estratégica pode fazer toda a diferença no seu planejamento e nas decisões de alocações de recursos no dia a dia. Para isso, é preciso estabelecer o ponto de equilíbrio e o preço mínimo que uma indústria deva operar.

Vale ressaltar que a análise desses fatores não nos diz tudo que precisamos saber para obter lucro consistente e conforme a demandas esperada, todavia, é responsável por uma gestão mais assertiva.

Nesse caso, os gestores podem utilizar capacidade mensal ou a demanda usual para calcular o preço de venda ideal, atingindo uma situação equilibrada, sem prejuízos ou lucros operacionais.

O Sensio ERP é um aliado, pois otimiza e calculo esse processo eficientemente, incluindo o controle de estoque, vendas e produção, além de mostrar os resultados em tempo real.

O preço mínimo é outro recurso que disponibilizamos para empresas que oferecem desconto a seus clientes. Com ele os gestores têm controle total das vendas, estabelecendo um preço mínimo para que o setor comercial siga os parâmetros estabelecidos pela empresa.

Acreditamos que industrias que focam na redução de custos, tanto fixos como variáveis, e recalculando o ponto de equilíbrio, têm mais chances de se destacarem. Como vimos ao longo do artigo, a precificação correta depende do alinhamento de diversos fatores e o estudo aprofundado do mercado.

Portanto, para determinar preços justos para os seus clientes e, ao mesmo tempo, conseguir garantir o lucro esperado, considere tudo que vimos até aqui.

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