O uso da tecnologia para resolver problemas relacionados a produção é um dos assuntos mais discutidos no setor industrial. A era 4.0, no qual as empresas potencializam todos os resultados com ferramentas tecnológicas, otimiza as operações internas, tornando-as mais eficiente.
Um sistema para indústria , por exemplo, é um software que atende as demandas de gestão das empresas de transformação, em grande, media e pequena escala. O ideal é que ele controle todos os processos desde as compras, requisição de materiais, produção, estoque e expedição.
Como resultado, as indústrias conquistam competitividade e se destacam no cenário. Mas, para isso, também é necessário compreender as principais tendências e acompanhar as soluções para o setor, de modo que qualquer empresa, seja qual for seu porte e segmento, colha bons frutos.
Neste artigo, falaremos sobre o que é um sistema industrial, quais os benefícios que ele traz para as indústrias 4.0 e quais tecnologias são mais utilizadas hoje em dia. Confira!
Afinal, um sistema indústria vale a pena? Ainda hoje é comum ouvir os gestores dizerem que investir em soluções de TI significa desperdiçar dinheiro. Pensando nisso e sabendo que existem diversos sistemas de gestão no mercado, surge a pergunta: mas será que vale mesmo a pena?
A resposta é sim! Ele ajuda nas avaliações internas, integralizando as informações de toda a empresa em um único lugar e outras vantagens que otimizam o desempenho da gestão.
Na verdade, o retorno sobre os investimentos em TI podem ser visto em diversos fatores, como os que escolhemos trazer para você no post de hoje. Veja os principais motivos que te levam a gerenciar sua produção com uma plataforma de gestão!
Maior controle Um bom software de gestão proporciona um melhor controle sobre a indústria, ao agilizar a verificação das informações, por meio de gráficos, relatórios gerenciais e outros diversos tipos de consultas possíveis.
Isso colabora para que os operários e colaboradores tenham mais facilidade para tomar suas decisões e lidar com qualquer tipo de imprevisto.
Mais praticidade Os sistemas industriais são úteis para os gestores consultarem a qualquer hora do dia, mesmo quando o administrador está fora do escritório. Isso é possível porque, graças aos avanços tecnológicos, os softwares podem ser instalados em celulares, tablets e levados para qualquer lugar. Basta ter acesso à web para ter os dados do seu negócio em mãos!
Maior integração O software de gestão trabalha com processos que compartilham informações entre as principais áreas do negócio, agilizando as etapas produtivas. Essa integração permite comparar o desempenho de diferentes departamentos e, assim, verificar se eles precisam ser alterado ou melhorado.
Mais sustentabilidade O sistema industrial aumenta o nível de sustentabilidade das empresas, uma vez que as informações são encontradas na própria plataforma, reduzindo a quantidade de papel usadas nas operações pelos funcionários.
Isso permite que a indústria cumpra políticas ambientais modernas, evite o desperdício de papel e se concentre em métodos de reciclagem e reutilização de materiais. Sem falar que a redução do uso de papel também reduz o custo anteriormente alocado para a reposição do item.
Mais segurança Os sistemas de gestão proporcionam maior segurança às empresas, ao permitirem que os gestores regulem e controlem o acesso dos usuários por meio de logins e senhas.
Nesse caso, o conteúdo se restringe conforme a responsabilidade de cada profissional da empresa. Além disso, as opções de backup podem ser configuradas para as informações estarem sempre protegidas, seja em caso de falha de hardware, vírus, compartilhamento indevido e muito mais.
Mais produtividade A produtividade dos funcionários aumenta automaticamente na medida que eles concluem as atividades em menos tempo e com maior sucesso, minimizando custos desnecessários e aumentando a lucratividade do negócio.
Pequenas, médias e grandes empresas têm mais agilidade, confiabilidade e produtividade em seus trabalhos com o auxílio de um sistema de gestão eficiente. Esse é o principal motivo para elas implementarem essa ferramenta.
Um sistema industrial é considerado um bom investimento, que garante retorno para o empreendedor e faz com que a rentabilidade da empresa aumente.
Quais são as principais tecnologias da Indústria 4.0? A Indústria 4.0 é um conceito que engloba a automação industrial e a integração de diferentes tecnologias. Ela visa melhorar os processos e aumentar a produtividade das industriais com muita eficiência, inteligência, agilidade e precisão através da automação.
A seguir, listaremos as principais tecnologias usadas dessa concepção. Se liga!
Inteligência artificial: aplica análises avançadas e técnicas baseadas em lógica, incluindo aprendizado de máquina. Ela interpreta eventos, analisa tendências e comportamento do sistema, dando suporte e automatizando a tomada de decisões.Computação em nuvem: é a distribuição de serviços de informática usando a memória, capacidade de armazenamento e computação de computadores e servidores hospedados em data centers via Internet. Ele fornece recursos flexíveis e economias de escala, que permite as empresas acessarem recursos avançados de computação de diferentes dispositivos remotos na forma de serviços.Big data: é uma forma de trabalhar com informações variadas e complexos, chegando em volumes e velocidades crescentes, para serem utilizadas na solução de problemas de negócios. Vale ressaltar que esse conjunto de dados é tão grande que o software de processamento de dados tradicional não pode gerenciá-los.Cyber segurança: é infraestrutura de hardware e software projetado para proteger ativos de informações, abordando ameaças que comprometem dados processados, armazenadas e transmitidas por sistemas de informações interconectados.Internet das coisas: é uma solução que aprimora a infraestrutura (eletrônica, software, sensores e/ou atuadores), permitindo que os objetos interconectem, com recursos de computação e organizados em redes. Esses sistemas podem se comunicar, interagir e ser monitorados remotamente e/ou controlados com eficiência.Robótica avançada: dispositivos que interagem com as pessoas ou seu ambiente, e que conseguem modificar seu comportamento com base em dados de sensores, agindo de forma parcial ou completamente autônomo.Manufatura digital: é o uso de um sistema integrado, que com o uso das simulações, visualizações 3D, análises e ferramentas de colaboração podem criar padronização de processos e produto.Integração de sistemas: união de diferentes sistemas de computação e aplicações de software para coordenar a troca de informações entre os diferentes plataformas. Isso permite a empresas uma gestão de ponta a ponta sobre o seu negócio.Sistemas de simulação: uso de computadores e diversas técnicas para gerar modelos numéricos que descrevam ou mostrem as interações complexas de múltiplas variáveis em sistemas que simulam processos reais.Digitalização: envolve a transformação de processos produtivos, desenvolvimento de produtos e/ou modelos de negócios utilizando tecnologias digitais para melhorar e otimizar processos.Considerações Finais A incorporação da Robótica Avançada, dos Sistemas de Conexão Máquina-Máquina, da Internet das Coisas e dos Sensores utilizados nas indústrias na era 4.0, possibilitam uma transformação digital que otimiza e aumenta significantemente o desempenho dessas empresas.
Isso pode permitir a geração de informações e a conexão das diversas etapas da cadeia de valor, do desenvolvimento de novos produtos, projetos, produção, até o pós-venda. Controlar esse processo com um sistema industrial é, sem dúvidas, a melhor opção para sua empresa.
Na Sensio , desensolvemos um sistema intuitivo que conta com a inteligência artificial para prever suas demandas e oferecer ainda mais insights para tomada de decisão.
Agora nos conte: você já usa algum software de gestão na sua empresa? Tem alguma sugestão sobre por que vale a pena utilizá-lo? Compartilhe suas opiniões conosco nas redes sociais e visite nosso site para conhecer nossa solução!