A vontade de empreender e tornar-se seu próprio chefe é cada vez mais forte entre os brasileiros. 

De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender já é o terceiro maior sonho dos brasileiros. 

A receita? Uma boa ideia, investimentos, estudo, preparação e muito trabalho! 

Entretanto, manter seu negócio próspero e lucrativo não é tão simples.

Lembre-se que toda empresa começa com uma ideia, mas não deve – e nem pode – parar nela. Entender as questões burocráticas da abertura de um empreendimento é o primeiro passo.

Por isso, continue a leitura e conheça as 15 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio!

1 - Saber vender

Saber vender é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Sem vendas, não há empresa!

Saiba que vender significa se expor, definir preços, negociar, dar descontos e construir valor para o seu produto. Esse tipo de ação é muito complicado, principalmente, porque o empresário vende a si mesmo, suas ideias, os produtos que cria e produz de certa forma.

Veja a seguir o que um bom vendedor precisa:

1) Ser paciente e cauteloso; 

2) Venda o tempo todo;

3) Faça do “sim” a escolha lógica e emocional;

4) Aproveite todas as oportunidades;

5) Conheça a fundo seus clientes;

6) Saiba ouvir cada cliente. 

2- Enxergar sinais do mercado

Aquele que tem a capacidade de saber antecipar, ou seja, a capacidade de prever o futuro, pode se tornar um empresário de sucesso. Lembre-se que o futuro é uma consequência do que já está acontecendo. Nada é por acaso, nada acontece de repente.

Tudo é precedido por sinais fracos, eventos e acontecimentos antecipatórios. O bom empreendedor é aquele que sabe enxergar esses sinais e, a partir deles, consegue avaliar e prever o que vai acontecer.

3- Capital de giro

O capital de giro inicial necessário vai depender do tipo de empresa. No caso de uma prestadora de serviços, dependendo do serviço, você pode oferecer de casa, usando muitas vezes a mesma linha telefônica, aparelhos e estrutura já existentes, o que reduz muito os custos. 

Para uma indústria, já é necessário um investimento maior, com aluguel de galpão, máquinas, etc. Um comércio já vai exigir o aluguel de um ponto, iluminação, ar condicionado, um ambiente favorável para receber a clientela e, normalmente, tem o estoque. 

4- Definir metas

Começar uma empresa sem um propósito claro é mais arriscado. Uma adição importante a um plano de negócios, mas que merece um espaço próprio nesta lista de tópicos, é a definição de metas e a descrição de metas.

Isso pode ajudar a combater as inseguranças naturais que existem ao iniciar um negócio, organizando e planejando responder às eventuais perguntas. 

Lembre-se que colocar todos os seus objetivos em um pedaço de papel para que você possa consultá-los a qualquer momento o ajudará a obter uma compreensão mais clara do assunto.

5- Regime de tributação

Na hora de abrir a empresa, é preciso escolher um dos três regimes de tributação existentes – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio. 

No início das atividades, a tendência é usar o lucro presumido ou simples. O sistema do simples acaba compensando por englobar uma série de impostos. Porém, um dos fatores limitantes é o faturamento, que não pode ultrapassar R$ 4,8 milhões ao ano.

6- Reserva de capital

Ter um capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos e diminuir os riscos de abrir uma empresa. 

Esses imprevistos sempre acontecem nessa fase de criação do negócio e trabalhar com cautela para suprir cenários mais pessimistas faz com que o negócio esteja sempre preparado para enfrentar percalços.

7 - Montar uma equipe confiável

Abrir um negócio também demanda que o responsável aprenda a delegar e confiar na equipe. Caso contrário, o empreendedor nunca conseguirá deixar de fazer tarefas operacionais. 

Por isso, é preciso ser humilde para encontrar e confiar em outras pessoas, sócios, parceiros ou empregados, que o ajudem e façam aquilo que ele não tem muita habilidade para fazer.

Ninguém faz sucesso sozinho! O sucesso sempre vem em duas ou mais pessoas.

Lembre-se que sócios devem ser escolhidos com critérios. É comum que empreendedores recorram a amigos e familiares para fazer uma sociedade. As consequências dependem do sócio que você escolher. 

Qual será o papel de cada um na sociedade, como dividir a participação na empresa e se ele tem um perfil que te complementa são alguns questionamentos que devem nortear a escolha de um sócio. 

8- Ter uma forte autoestima

Rejeição ou crítica podem realmente abalar um empreendedor. Para superar essa negatividade, é preciso desenvolver uma forte auto-estima. Você precisa confiar em si mesmo e em suas ideias, mas não ser teimoso e intransigente.

9- Saber controlar

Os maiores custos empresariais no Brasil são os impostos e as finanças. Um empreendedor precisa estar pessoalmente atento a isso.

Sabendo disso, para uma empresa ser bem sucedida, ela terá o tamanho máximo que seus líderes podem controlar. O controle pressupõe a capacidade de estabelecer padrões e protocolos e, mais importante, desenvolver o prazer de ouvir detalhes jurídicos e financeiros. 

10- É possível ser um bom dono e chefe

Influenciar os outros, tomar decisões, ter empatia, dominar emoções e ser estratégico são algumas habilidades necessárias para quem quer ter o próprio negócio e ainda ser um bom chefe.

11- A importância do ponto comercial

Dependendo do tipo de empresa, o ponto comercial é indispensável para montar um negócio. Para quem está começando no empreendedorismo, é comum cometer o erro de escolher um bom local usando apenas a intuição. Isso está errado, viu!

A melhor escolha, tanto para lojas de rua quanto para shoppings, pode fazer com que as chances de sucesso aumentem significativamente.  

12- Custos iniciais para abrir seu negócio

Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos com a abertura da empresa em si. 

Os principais gastos, neste caso, são as taxas da Junta Comercial e da emissão do alvará, se for o caso, além de outras que variam entre estados. 

O custo total pelos meios tradicionais pode variar entre R$ 700 a R$ 2 mil. Porém, as facilidades da internet já influenciam esses processos e os custos para abrir empresa online podem ser abaixo disso.

Finalmente, concluímos que para ter sucesso como empreendedor é preciso desenvolver uma grande capacidade de suportar o risco e a incerteza. Com o desenvolvimento de cada um desses pontos, o empreendedor e bom gestor ocuparão o mesmo lugar.

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Confira também o artigo sobre Guia de Fluxo de Caixa para pequenas empresas e melhore seu repertório sobre o assunto!

Até a próxima.