Uma empresa que quer ser referência em seu segmento, precisa tomar os devidos cuidados com a experiência que oferece ao seu público .
Isso porque em um mundo com constantes transformações tecnológicas, um bom atendimento se torna o diferencial competitivo capaz de fidelizar seus clientes.
No texto de hoje vamos te apresentar algumas ferramentas que podem ajudar com esse objetivo.
É só continuar a leitura que te contamos tudo!
Agilidade no atendimento Tão importante quanto oferecer um produto de qualidade, é oferecer um atendimento ao cliente de excelência.
Independente do nicho de mercado é necessário desenvolver estratégias que melhorem esse relacionamento. E isto, desde a abordagem inicial, passando pela jornada de compras, até o pós-venda.
A agilidade no atendimento, por exemplo, é um passo essencial para manter a qualidade e boa imagem de um negócio. Por isso, adotar ferramentas que otimizem esse processo é fundamental.
Uma boa gestão de negócio está diretamente ligada a forma como a empresa prospecta, atende e fideliza o seu público.
Nesse caso, o ideal é começar o planejamento de uma empresa com as seguintes premissas:
Utilizar tecnologias que agregam valor ao negócio; Oferecer um contato mais humanizado com os clientes; Escolher uma ferramenta de atendimento ao cliente adequada. Bom, é com dicas sobre tecnologias que decidimos te apresentar os melhores recursos para desenvolver o seu setor de vendas e, consequentemente, melhorar seu atendimento.
Além disso, você vai entender os aspectos que serão melhorados quando as ferramentas certas são usadas.
Não deixe o seu cliente esperando O tempo de espera de um cliente é uma métrica importante e que sinaliza se uma empresa está ou não oferecendo um bom atendimento ao seu público.
Quem é que gosta de ligar para o suporte de uma empresa e ficar horas esperando para ser atendido e assim que conseguir atendido precisa ser transferido pois o atende não tem sua resposta?
Exceto por questões mais complexas, manter um sistema que mantém suas informações integradas evita que seus clientes percam tempo com o seu atendimento.
Isso pode até parecer uma dica óbvia, mas não há como garantir agilidade no atendimento se sua empresa não tem uma gestão organizada.
Por isso, facilitar o acesso às principais informações, onde todos os seus colaboradores possam encontrar, vai ajudar a agilizar o atendimento da sua empresa.
Você pode utilizar um sistema de gestão integrada, onde os dados de todos os departamentos estarão integradas, para facilitar o acesso a essas informações.
Mensagens de texto Para facilitar a forma como seus clientes conseguem encontrar os serviços da sua empresa, é muito importante oferecer vários canais de atendimento .
Uma ferramenta muito utilizada no mundo dos negócios é o atendimento via e-mail ou chat.
Um CRM, por exemplo, permite disparar mensagens automáticas aos seus clientes de forma prática, bem como criar segmentos e diferenciar as estratégias de marketing para o seu negócio.
Se você costuma usar esse tipo de recurso, é importante que os textos sejam o mais objetivos possível.
Quanto maior for a mensagem, mais tempo o cliente levará para lê-lo. Por isso, seja sempre rápido e direto.
Caso você tenha que enviar conteúdos mais longos ou específicos, utilize posts de blog, vídeos e a própria base de conhecimento da empresa para tirar todas as dúvidas do seu cliente.
Não deixe espaço para dúvidas Se o cliente fez a mesma pergunta duas vezes, o seu atendimento falhou em algum ponto.
Portanto, seja claro. Nunca deixe espaço para dúvidas e evite frases que tenham duplo sentido.
Para essa finalidade, é importante que sua equipe esteja alinhada e bem treinada para atender seu público, buscando sempre suprir todas as necessidades e demandas do mercado.
Lembre-se: quanto mais confuso o cliente ficar, maior será o esforço que você vai precisar no atendimento. Isso também desgasta sua equipe, que precisará trabalhar mais tempo nesse tipo de chamada.
Nesse caso, é mais uma vez, manter as informações centralizadas e com fácil acesso é a melhor opção para agilizar seu atendimento e o processo de vendas.
Utilize tecnologias que agreguem valor à rotina Ao longo deste artigo, vimos que a agilidade no atendimento depende, em muitos casos, da forma como a empresa se organiza.
Para garantir a melhoria nesse aspecto, é fundamental adotar a tecnologia certa. Ela deve ser aliada da equipe, não gerando nenhum tipo de barreira ou complicação para o time que fará seu uso.
Hoje em dia, as tecnologias estão à disposição das empresas para economizar tempo e aumentar a produtividade , sendo extremamente úteis para otimizar processos com soluções eficientes e mais rápidas.
Um CRM , por exemplo, garante a rapidez no atendimento ao cliente, gerando muitos benefícios para a empresa.
Esse sistema registra todas as interações do relacionamento com o consumidor, o que permite verificar, mensurar e analisar novas estratégias que possam aumentar a produtividade e melhorar a gestão de atendimento.
Como consequência, é possível notar um impacto das vendas e no desenvolvimento de novos produtos.
Pesquisa de satisfação Toda ação empresarial precisa de um acompanhamento e feedback para saber o sucesso das estratégias. Criar critérios para avaliar o alcance e impacto das ferramentas de atendimento adotadas é indispensável.
A pesquisa de feedback dos clientes é uma ferramenta híbrida, com a metodologia sendo aplicada por meio da tecnologia.
Uma empresa pode rodar uma pesquisa de satisfação aos clientes por SMS ou via Whatsapp , estabelecendo bons parâmetros para que as decisões futuras tenham uma base mais sólida.
Esse processo também pode ser feito com o CRM, através do disparo de e-mail direcionados à ao seu próprio formulário, o que sem dúvidas se torna a forma mais fácil de entender o comportamento e as preferências do seu público.
Escolha um bom sistema de gestão para sua empresa Nossa principal sugestão para ajudá-lo na organização das tarefas e garantir a agilidade no atendimento ao cliente é: escolher um bom sistema de gestão e que ajude a otimizar os processos internos.
Tanto para manter as informações externas, como cadastro de clientes, preferenciais e outras informações necessárias para o departamento de vendas quanto para organizar as operações internas como estoque de mercadorias, entrada e saída de produto, um sistema de gestão integrada é muito útil.
Com tecnologias como essas, a sua empresa será capaz de suprir todas as necessidades dos seus clientes.
Um bom software melhora a comunicação entre as equipes e permite a análise de inúmeros dados importantes para o seu negócio. Assim, o que antes parecia impossível e muito trabalhoso, se torna mais fácil com o uso da tecnologia.
Mas um sistema de gestão é para todas as empresas?
Se você se faz essa pergunta é porque pode estar em dúvida se pequenas empresas conseguem manter uma solução tão sofisticada em seu negócio.
Nossa resposta é que sim! Com os sistemas baseados no armazenamento em nuvem, o preço é relativamente mais baixo, o que permite a adesão de empresas de diferentes tamanhos e segmentos.
Como investir no atendimento com a Sensio? E aí, gostou das dicas de como melhorar e agilizar o atendimento ao seu cliente? Nós podemos te ajudar a colocar essa estratégia em prática o quanto antes.
O Sensio ERP é um software que auxilia na otimização dos processos internos, o que impacta diretamente na agilidade do seu atendimento ao cliente. Isso tudo a partir da integração e da organização de informações de diferentes departamentos.
Aqui você vai encontrar facilidade para gerir as vendas de sua empresa, da sua produção e até mesmo do seu e-commerce.
Além disso, o Sensio oferece acesso a inúmeros outros recursos que te auxiliam na tomada de decisão. Você já pensou em ter uma ferramenta que recomenda, de acordo com o perfil de compra do seu cliente, qual o produto mais adequado para sugerir uma nova compra?
Pois aqui na Sensio, oferecemos isso a sua empresa, através da inteligência artificial.
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Até a próxima!