O chão de fábrica sempre foi determinante para o sucesso de uma indústria. Hoje, no entanto, ele também está se tornando um dos setores mais importantes para a concorrência dessas empresas.
Os fabricantes agora estão enfrentando uma economia competitiva que, com a globalização e o impacto de fatores externos, tornam os custos de produção cada vez mais estratégicos.
As instituições precisam ser capazes de obter lucro com o menor gasto possível em manufatura. Investir em recursos tecnológicos e capital é a primeira coisa a se pensar na hora de organizar um projeto de produção.
Nesse sentido, há um detalhe que sempre se perde na hora do planejamento: buscar insights que realmente serão válidos para o aumento da produtividade . Portanto, a pergunta que deve ser feita nesse momento é: onde podemos buscar essas informações?
Neste artigo, você vai entender quais são os desafios para a gestão de uma fábrica, como os desafios podem ser enfrentados e como os fabricantes podem permanecer competitivos, contando com o apoio da sua equipe. Confira!
Desafios de uma gestão operacional estratégica Em ambientes corporativos, é comum que as respostas para os desafios vêm de cima para baixo, sendo papel dos líderes encontrar as soluções para os problemas. No entanto, quem está na base da produção, o chão de fábrica, tem uma visão ampla de toda a cadeia produtiva e consegue traçar melhores estratégias.
É muito interessante quando a comunicação interna de uma empresa analisa e leva em consideração as ideias dos colaboradores para tomar suas decisões.
Para investir em recursos que façam sentido para o trabalho das equipes e otimizar processos produtivos, é importante contar com uma boa cultura organizacional.
Saiba que a gestão e o controle do chão de fábrica podem trazer descobertas fantásticas. Quando todos os setores trabalham de forma integrada, as informações compartilhadas entre eles geram insights valiosos para os gestores.
Assim, máquinas paradas e atividades indesejadas ou inúteis serão apontadas com facilidade, o que aumenta a agilidade operacional. A localização das ordens de produção também é um desafio que pode ser resolvido por meio da comunicação.
Com uma gestão estratégica, levando em consideração a cultura organizacional e as soluções tecnológicas, é mais fácil identificar pontos como:
Quais etapas já foram finalizadas; O tempo de processamento foi maior ou menor em relação ao esperado; O que está em andamento; E diversas outras informações. Dessa forma, todas as equipes, operacionais e administrativas, passam a trabalhar com base em ideias e planejamentos mais transparentes e objetivos.
Como iniciar uma gestão estratégica no chão de fábrica Para superar todos os desafios , é necessário ter atenção com alguns pontos. São eles: a cultura organizacional, as ferramentas tecnológicas e a otimização de processos. Por isso, entender a disponibilidade que a empresa apresenta para conseguir incorporar essas demandas também será importante.
Pesquisar os fornecedores de software de gestão que podem atender às suas expectativas, estudar novas metodologias de gestão, promover treinamentos a todos os colaboradores e buscar implementar novas ideias são ações que impactam toda a cadeia produtiva, principalmente, o chão de uma fábrica.
Avalie se a solução escolhida é adequada ao seu orçamento e se as funcionalidades oferecem facilidade de uso para os funcionários. Além disso, a possibilidade de criar relatórios com base nas informações coletadas dos equipamentos, softwares e até planilhas de controle com painéis de indicadores-chaves de desempenho trarão mais credibilidade para os resultados.
Lidar com essa particularidade é a melhor forma de administrar uma indústria pautada na comunicação interna e na colaboração entre a liderança, a empresa e todos os outros colaboradores.
Estratégias para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho Ao longo deste artigo, falamos da comunicação corporativa como pilar de uma gestão estratégica. Mas se ela é tão importante, como podemos melhorar esse aspecto dentro da empresa, ou melhor, dentro das particularidades de uma indústria?
A seguir, vamos apresentar 3 dicas para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho com seus colegas, gestores, superiores ou sua própria equipe!
1. Evite reuniões intermináveis As reuniões são momentos em que a empresa e os líderes podem alinhar as expectativas com o trabalho de toda a equipe e, por isso, tornou-se uma rotina indispensável.
Para não perder o controle, quem organiza precisa definir o tema, os participantes e, principalmente, quando começa e termina. Nossa dica é: aprenda mais sobre os feedbacks construtivos que direcionam e educam a equipe.
2. Escolha o canal correto A comunicação interna é um elemento-chave para o sucesso de qualquer empresa. Ela é essencial para o andamento das atividades realizadas por cada funcionário, para a entrega de demandas aos clientes, execução correta dos processos e integração entre a equipe.
No entanto, a comunicação interna é muito mais do que simplesmente estabelecer um conjunto de diretrizes e enviar um e-mail aos funcionários. Há muitas complexidades que vêm com ela.
Por isso, é essencial definir os canais que serão usados para a transferência de informações e, acima de tudo, o tempo que será dedicado ao processo de comunicação interna.
3. Use um tipo de discurso para cada perfil À medida que você conhece melhor os membros de sua equipe, colegas de trabalho e gestores, perceba que tipo de discurso os convencem mais.
Alguns precisarão ver imagens, outros precisarão de dados e gráficos verificados e alguns ficarão fascinados e emocionados. Por isso, também é importante ajustar sua mensagem e dizer "o que" a outra pessoa quer ouvir. Isso facilita a comunicação e promove uma aproximação entre os participantes.
Decisões estratégicas: benefícios Ao longo desse artigo, vimos que a comunicação está ligada diretamente a diversos aspectos corporativos, como clima organizacional, abertura para novas ideias e propostas de soluções.
Por isso, não é de se estranhar que buscar informações no chão de fábrica para decidir estrategicamente resulta em:
Motivação de equipe — considerar o chão de fábrica nas decisões estratégicas da empresa garantirá que o fluxo de trabalho dos funcionários e a produção da empresa não sejam afetados, mantendo as equipes motivadas.Processos otimizados — a organização e a melhoria no processo, aumentam a qualidade dos produtos e a satisfação do consumidor. Isso proporciona à empresa uma boa reputação, o que ajuda a atrair mais clientes e amplia sua participação no mercado. Colaboração entre áreas — a implementação adequada de uma estratégia de gerenciamento requer colaboração entre pessoas em todos os níveis da organização.Por fim, vale ressaltar que uma boa implementação da gestão no chão de fábrica está relacionado diretamente com as decisões feitas no dia a dia, auxiliando a tomada de decisão em diferentes níveis: estratégica, tática ou operacional.
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Até a próxima!