A vontade de empreender e tornar-se seu próprio chefe é cada vez mais forte entre os brasileiros.
De acordo com o relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2021, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), empreender já é o terceiro maior sonho dos brasileiros.
A receita? Uma boa ideia, investimentos, estudo, preparação e muito trabalho!
Entretanto, manter seu negócio próspero e lucrativo não é tão simples.
Lembre-se que toda empresa começa com uma ideia, mas não deve – e nem pode – parar nela. Entender as questões burocráticas da abertura de um empreendimento é o primeiro passo.
Por isso, continue a leitura e conheça as 15 coisas que você precisa saber antes de abrir um negócio!
1 - Saber vender Saber vender é o primeiro passo para um negócio de sucesso. Sem vendas, não há empresa!
Saiba que vender significa se expor, definir preços, negociar, dar descontos e construir valor para o seu produto. Esse tipo de ação é muito complicado, principalmente, porque o empresário vende a si mesmo, suas ideias, os produtos que cria e produz de certa forma.
Veja a seguir o que um bom vendedor precisa:
1) Ser paciente e cauteloso;
2) Venda o tempo todo;
3) Faça do “sim” a escolha lógica e emocional;
4) Aproveite todas as oportunidades;
5) Conheça a fundo seus clientes;
6) Saiba ouvir cada cliente.
2- Enxergar sinais do mercado Aquele que tem a capacidade de saber antecipar, ou seja, a capacidade de prever o futuro, pode se tornar um empresário de sucesso. Lembre-se que o futuro é uma consequência do que já está acontecendo. Nada é por acaso, nada acontece de repente.
Tudo é precedido por sinais fracos, eventos e acontecimentos antecipatórios. O bom empreendedor é aquele que sabe enxergar esses sinais e, a partir deles, consegue avaliar e prever o que vai acontecer.
3- Capital de giro O capital de giro inicial necessário vai depender do tipo de empresa. No caso de uma prestadora de serviços, dependendo do serviço, você pode oferecer de casa, usando muitas vezes a mesma linha telefônica, aparelhos e estrutura já existentes, o que reduz muito os custos.
Para uma indústria, já é necessário um investimento maior, com aluguel de galpão, máquinas, etc. Um comércio já vai exigir o aluguel de um ponto, iluminação, ar condicionado, um ambiente favorável para receber a clientela e, normalmente, tem o estoque.
4- Definir metas Começar uma empresa sem um propósito claro é mais arriscado. Uma adição importante a um plano de negócios, mas que merece um espaço próprio nesta lista de tópicos, é a definição de metas e a descrição de metas.
Isso pode ajudar a combater as inseguranças naturais que existem ao iniciar um negócio, organizando e planejando responder às eventuais perguntas.
Lembre-se que colocar todos os seus objetivos em um pedaço de papel para que você possa consultá-los a qualquer momento o ajudará a obter uma compreensão mais clara do assunto.
5- Regime de tributação Na hora de abrir a empresa, é preciso escolher um dos três regimes de tributação existentes – Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real – e decidir qual deles é o mais indicado para o negócio.
No início das atividades, a tendência é usar o lucro presumido ou simples. O sistema do simples acaba compensando por englobar uma série de impostos. Porém, um dos fatores limitantes é o faturamento, que não pode ultrapassar R$ 4,8 milhões ao ano.
6- Reserva de capital Ter um capital de reserva vai ajudar a resolver os imprevistos e diminuir os riscos de abrir uma empresa.
Esses imprevistos sempre acontecem nessa fase de criação do negócio e trabalhar com cautela para suprir cenários mais pessimistas faz com que o negócio esteja sempre preparado para enfrentar percalços.
7 - Montar uma equipe confiável Abrir um negócio também demanda que o responsável aprenda a delegar e confiar na equipe. Caso contrário, o empreendedor nunca conseguirá deixar de fazer tarefas operacionais.
Por isso, é preciso ser humilde para encontrar e confiar em outras pessoas, sócios, parceiros ou empregados, que o ajudem e façam aquilo que ele não tem muita habilidade para fazer.
Ninguém faz sucesso sozinho! O sucesso sempre vem em duas ou mais pessoas.
Lembre-se que sócios devem ser escolhidos com critérios. É comum que empreendedores recorram a amigos e familiares para fazer uma sociedade. As consequências dependem do sócio que você escolher.
Qual será o papel de cada um na sociedade, como dividir a participação na empresa e se ele tem um perfil que te complementa são alguns questionamentos que devem nortear a escolha de um sócio.
8- Ter uma forte autoestima Rejeição ou crítica podem realmente abalar um empreendedor. Para superar essa negatividade, é preciso desenvolver uma forte auto-estima. Você precisa confiar em si mesmo e em suas ideias, mas não ser teimoso e intransigente.
9- Saber controlar Os maiores custos empresariais no Brasil são os impostos e as finanças. Um empreendedor precisa estar pessoalmente atento a isso.
Sabendo disso, para uma empresa ser bem sucedida, ela terá o tamanho máximo que seus líderes podem controlar. O controle pressupõe a capacidade de estabelecer padrões e protocolos e, mais importante, desenvolver o prazer de ouvir detalhes jurídicos e financeiros.
10- É possível ser um bom dono e chefe Influenciar os outros, tomar decisões, ter empatia, dominar emoções e ser estratégico são algumas habilidades necessárias para quem quer ter o próprio negócio e ainda ser um bom chefe.
11- A importância do ponto comercial Dependendo do tipo de empresa, o ponto comercial é indispensável para montar um negócio. Para quem está começando no empreendedorismo, é comum cometer o erro de escolher um bom local usando apenas a intuição. Isso está errado, viu!
A melhor escolha, tanto para lojas de rua quanto para shoppings, pode fazer com que as chances de sucesso aumentem significativamente.
12- Custos iniciais para abrir seu negócio Além dos custos com infraestrutura e pessoal, é preciso levar em consideração os custos com a abertura da empresa em si.
Os principais gastos, neste caso, são as taxas da Junta Comercial e da emissão do alvará, se for o caso, além de outras que variam entre estados.
O custo total pelos meios tradicionais pode variar entre R$ 700 a R$ 2 mil. Porém, as facilidades da internet já influenciam esses processos e os custos para abrir empresa online podem ser abaixo disso.
Finalmente, concluímos que para ter sucesso como empreendedor é preciso desenvolver uma grande capacidade de suportar o risco e a incerteza. Com o desenvolvimento de cada um desses pontos, o empreendedor e bom gestor ocuparão o mesmo lugar.
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Confira também o artigo sobre Guia de Fluxo de Caixa para pequenas empresas e melhore seu repertório sobre o assunto!
Até a próxima.