Se você tem vontade de empreender, saiba que a marcenaria é uma excelente opção para iniciar um negócio!

O trabalho realizado nesse segmento transforma madeira em móveis ou outros produtos, em objetos de utilidade e ainda funciona com decoração de ambientes.

Trabalhar a madeira requer arte e delicadeza para que ela ganhe forma e se torne útil ao homem, mesmo que como obra de arte. Essa é a função do marceneiro.

Empreender nesse tipo de negócio exige muito mais atenção e planejamento do que montar uma loja convencional. Mas vale a pena estar atento a algumas dicas importantes para garantir o sucesso do negócio!

Pensando nisso, a Sensio ERP preparou um artigo com todas as informações necessárias. Saiba tudo!

Qual a diferença entre marceneiro e carpinteiro?

Antes de começarmos, vamos resumir as principais diferenças entre o trabalho de cada profissional. Isso é importante!

Manejo da madeira

A principal diferença é em relação ao manejo da madeira. A carpintaria é voltada para uma produção mais industrial, como a fabricação de peças de madeira para a construção civil, por exemplo.

A marcenaria, por outro lado, possui processos mais artísticos e mais detalhistas, e é voltada para a fabricação de móveis planejados, por exemplo. A marcenaria nasceu a partir da carpintaria, através de uma necessidade de trabalhos mais detalhados e delicados.

Tipo de madeira

Outra diferença entre esses dois ofícios está na qualidade da madeira utilizada por cada um. A marcenaria lida com madeiras nobres, para clientes mais exigentes, que preferem produtos personalizados e com mais acabamento.

Já a carpintaria normalmente lida com a madeira maciça, em seu estado natural. Como a produção é mais rápida e objetiva, esse tipo de madeira cumpre bem seu papel.

Agora que você sabe a diferença entre essas profissões vamos entender o que é preciso para abrir uma marcenaria. Continue a leitura!

Defina sua vertente e monte seu plano de negócio

Com o que você vai trabalhar móveis planejados, madeira ou compensado? … Já pensou nisso?

O mercado de trabalho para o profissional que deseja abrir uma marcenaria é amplo. 

Ele tem a possibilidade de abrir sua própria oficina em qualquer lugar que ofereça espaço adequado e para o tipo de negócio pretendido, naturalmente que o código de posturas municipal e a legislação local e estadual, com suas limitações e proibições, deve ser consultado antes desse processo.

Os móveis planejados, por exemplo, podem ser compensados, de madeira ou mdf. Um não exclui o outro. Você vai precisar decidir qual público quer atingir para direcionar suas estratégias: móveis mais simples, com acabamentos mais baratos ou os mais personalizados que são mais caros.

Além disso, é preciso pensar em todos os investimentos necessários para a produção, inclusive a mão de obra. Quanto mais personalizado, maior o número de equipamentos e pessoas com habilidades diferenciadas.

Definir a vertente de uma marcenaria é uma ação que faz parte do Plano de Negócios. Ao criar esse documento, você irá descrever sua empresa, os objetivos dela e os passos que devem ser dados para alcançá-los.

Este relatório serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Ao planejar usando uma boa metodologia, são reduzidos os riscos de negócios enfrentarem problemas e aumentadas as suas chances de sucesso.

No entanto, vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

Escolha o local

A localização de qualquer negócio é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário considerar alguns aspectos, como o público.

Lembre-se que pagar um aluguel barato, mas estar em um ponto ruim, não vale a pena. Antes de decidir, faça visitas na região em dias e horários diferentes para verificar o fluxo de movimentação. Opte por ruas e avenidas movimentadas.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se sua marcenaria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Adquira os equipamentos

A estrutura mínima recomendável para abrir a sua (Loja) marcenaria é de 70 m². O empreendedor utiliza o espaço para transmitir a ideia de uma residência, onde expõe seus produtos.

Já para o espaço destinado à produção dos móveis, é recomendável um espaço de 300 m²p. Assim, é possível instalar todos os maquinários, matéria prima, entre outros, com cuidado e segurança.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  1. Para a produção
  • Serra fixa de mesa;
  • Serra portátil;
  • Serra tico-tico;
  • Lixadeira;
  • Desempenadeira;
  • Paina;
  • Martelo;
  • Graminho;
  • Entre outros.
  1. Para a área administrativa e vendas
  • Mesa;
  • Cadeiras;
  • Computador;
  • Telefone;
  • Impressora;
  • Calculadoras.

Divulgação, diferencial e dicas

Para o sucesso de uma marcenaria, a divulgação é de extrema importância. 

Identifique os canais de comunicação que os seus clientes consomem. Marque presença em redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest, esses sites são visuais e estão bastante ligados ao design. Divulgue seus produtos e observe os engajamentos para entender o que o seu cliente quer.

Aplique valores justos, não cobre muito por peças simples, mas qualquer detalhe que for agregado ao produto pode ter um preço maior. Ofereça descontos nas peças com defeitos ou em sobra de matérias, procure diferenciais que aproximem o seu cliente com sua empresa.

A qualidade do produto também é muito importante. Investir em bons fornecedores e na compra de bons materiais é fundamental para a entrega do serviço.

Além disso, um bom atendimento pode ser o ponto decisivo que fará o cliente comprar e voltar. Por isso, não se esqueça de que trabalhar com o público demanda simpatia e dedicação. Ofereça sempre um serviço de qualidade e os melhores produtos.

Na marcenaria, as tendências mudam de acordo com as preferências dos consumidores e influência da moda. Ela abrange toda a fabricação de móveis, mas está mais ligada ao trabalho artesanal do que ao industrial. Apesar de o marceneiro moderno fazer uso de máquinas em grande parte do trabalho, ele ainda é um artesão.

Com muita pesquisa e dedicação, abrir sua marcenaria vai ser um processo fácil e bem sucedido.

Produzir e vender ou vender e produzir: o que é melhor para a marcenaria?

Pensando em uma marcenaria de pequeno porte, o funcionamento do negócio é por demanda. Nesse caso, ao se discutir o que é melhor, se produzir e vender ou vender e produzir, a resposta mais certa é: produzir com base naquilo que vende.

O processo consiste em procurar ou ser procurado pelo cliente, negociar os detalhes e, uma vez fechado o pedido, colocá-lo em produção, tendo em vista que há toda a questão de custos de matéria-prima, compra de acessórios, aramados, entre outros materiais fundamentais na criação de um móvel.

Nesse caso, a sua modalidade de produção se enquadra na produção sob encomenda. Vale a pena conferir um pouco mais sobre esse assunto e entender as particularidades desse processo.

Como a Sensio pode te ajudar…

Como foi possível notar, o mercado de marcenaria tem espaço para receber novas empresas, mas apenas terá possibilidade de crescimento e permanência no mercado àquelas empresas constituídas de profissionais altamente qualificados.

Desta forma, é possível se sobressair aos profissionais que não cumprem seus compromissos e que realizam serviços sem qualidade, e que acabam por sujar todo um segmento comercial.

Saiba que a Sensio está aqui para te ajudar! Nossa equipe está à disposição para atender as necessidades operacionais de pequenas indústrias, diminuindo falhas e otimizando as atividades de produção.

Entre as diversas vantagens que nós oferecemos, você pode controlar seu estoque, suas vendas e todas as encomendas feitas à sua empresa em um único lugar. Acesse nosso site para mais informações.

Gostou desse artigo? Continue acompanhando nossas redes sociais, sempre postamos novidades lá!

Até a próxima!