Com a disponibilidade de novas tecnologias e a adesão do home office pelas empresas, é cada vez mais necessário ter  controle de alguns acontecimentos externos que podem atrapalhar o funcionário durante o expediente. Nesse sentido, métodos de foco se mostram cruciais e podem ajudar o trabalho a ter uma rotina produtiva e eficiente.

Tais métodos constituem em ferramentas para aplicar durante o trabalho, eliminando distrações e focando a atenção em atividades foco e que trarão resultado para a marca e projetos desenvolvidos.

Afinal, não é comum que em um momento os profissionais estejam concentrados planejando planilhas e após lembrar de alguma demanda ou se distrair com uma mensagem no celular acabem se perdendo em uma aba aberta sobre chaves de segurança, por exemplo.

Abaixo, selecionamos algumas dicas com práticas bastante possíveis, envolvendo aplicativos, sites e mudanças de hábitos para ter mais foco no trabalho e nas atividades desempenhadas.

Com isso, será possível melhorar a produtividade e reduzir o tempo despendido em cada tarefa, permitindo um melhor aproveitamento das demais esferas da vida.

Portanto, muita concentração agora para conhecer e aplicar os principais métodos de foco!

1 - Organize e delegue tarefas

Uma lista diária muito bem definida dificilmente fará com que você se perca durante o dia. 

Você pode fazer uma lista de tarefas usando uma agenda, bloco de notas ou um documento digital. 

Organize-a em torno de prioridades, locais de trabalho, períodos do dia ou horários e descubra o melhor jeito para encaixar no seu dia a dia. 

Por exemplo, se perceber que pela manhã é mais produtivo, direcione as atividades que demandam mais tempo e atenção para esse horário do dia.

Além disso, se dentro de um dia você precisar pesquisar sobre manutenção de máquinas industriais, deixe bem especificado o horário para a tarefa. Dependendo da importância, coloque um alarme e aguarde o momento.

Ao fim do dia, ao checar todas as suas tarefas, o sentimento de atividades cumpridas será incrivelmente satisfatório.

Um ponto de atenção aqui é perceber as atividades cruciais, aquelas que podem ser canceladas e as que podem ser realizadas por outras pessoas. 

Assim, estabeleça as delegações e encaminhe para profissionais e equipes que estejam aptos a lidar com ela, reduzindo a sobrecarga. Lembre-se que você não precisa lidar com tudo de uma vez e sozinho.

2 - Organize o seu espaço

De nada adianta uma lista organizada e um espaço bagunçado. Às vezes, o que pode te atrapalhar é o seu próprio ambiente de trabalho. Por isso, nada de trabalhar na cama bagunçada ou em uma mesinha fora do lugar.

Afinal, um ambiente bagunçado desestimula a atenção e dificulta a localização de documentos necessários, impactando na rotina geral. 

Isso sem mencionar que o ambiente desorganizado pode virar a regra e forma de pensamento, impactando nas atividades gerais e até nos processos online e de realização de projetos junto a outras equipes.

Consequentemente, distrações e esquecimentos serão mais frequentes, realizando atividades fora do planejado na lista de tarefas.

Deste modo, organize sua bancada de laudos técnicos para uma produção mais eficaz e segura, bem como a mesa de computador para ter mais saúde na atividade e ter as anotações e documentos em fácil acesso.

No home office, separe muito bem o espaço de lazer do espaço de trabalho, deixando ambos bem organizados e criando uma “quebra” de clima entre os ambientes, de modo a descansar e separar as demandas pessoais das profissionais. 

Assim, você pode se acostumar a dividir os dois momentos, auxiliando na concentração e na qualidade de vida.

3 - Trabalhe com um som do lado

Se o motivo da distração não é nem as redes sociais nem a falta de organização e sim o barulho ao redor, como conversas ou o falatório da rua, vale a pena trabalhar ao som de músicas relaxantes e ambientes.

Existem diversas playlists gratuitas disponíveis com seleção de músicas que são verdadeiros métodos de foco para salvar a sua produtividade. 

Da música clássica ao eletrônico, diversos gostos podem ser atendidos. Além disso, em algumas plataformas você pode criar playlists conforme suas necessidades e atividades.

4 - Faça com que a internet seja sua aliada

Estamos diariamente ligados às redes, seja para diversão, resolver questões do trabalho ou até mesmo para trabalhar. 

Contudo, a quantidade de conteúdo que chega instantaneamente nas linhas do tempo podem desviar a atenção do trabalho e criar um funcionamento mental muito acelerado.

Pensando nessa problemática cada vez mais vista, conforme a internet evolui e os conteúdos virais se tornam mais poderosos, algumas técnicas e métodos de foco precisam ser adotados justamente para ajudar a bloquear essas informações, notificações em push e os sites campeões na distração.

No geral, os aplicativos são baseados em uma técnica bastante importante para priorizar um tempo ao foco e ao lazer, ou mesmo bloqueadores de aplicativos, que só permitem o acesso após determinado tempo. 

Uma técnica interessante na divisão de tempo e atenção é o Pomodoro, que consiste na separação do foco em quatro etapas programadas, sendo elas:

  1. 25 minutos de foco total para uma atividade;
  2. 5 minutos para descanso;
  3. Repetição dos ciclos 1 e 2 quatro vezes;
  4. Pausa entre 15 e 30 minutos para descanso.

A ideia aqui se torna infalível pelo tempo dedicado para a tarefa ser bem pequena e simples de realizar. 

Experimente aplicá-lo de acordo com as suas atividades do dia para ver a diferença. Mas não pode burlar, é importante seguir à risca para dar certo. A cada atividade finalizada, é possível ajustar o pomodoro.

Aplicativos para manter o foco

Assim como a técnica Pomodoro é reconhecida e recomendada para a produtividade desde  funcionários de centro de usinagem até estudantes de concurso, que muitos aplicativos, sites e extensões de método de foco foram criados com base nele. Confira dois deles abaixo:

Pomofocus

O Pomofocus.io possui uma interface simples. De fundo vermelho, há um cronômetro de 25 minutos bem definido no meio do site e, em cima dos números, as opções “descanso curto” e “descanso longo”. 

Para poder usar é só clicar em “start” e, ao fim de um trabalho, mude para o descanso desejado.

Também é possível adicionar tarefas dentro de um espaço específico e alterar a minutagem dos Pomodoros.

Tomatotimer

O Tomatotimer também é bem direto nos seus comandos. 

Os tempos mínimos são 5, 10 e 25 minutos, podendo programar o timer e alarmes. 

No entanto, não tem como alterar a cronometragem. Os botões disponíveis são o "start", “stop” e “reset”. Há também atalhos no teclado para realizar as funções.

Hora de trabalhar!

Agora que você já sabe as principais técnicas, é hora de colocar os métodos de foco na prática. 

Liste suas tarefas, crie seu estilo de Pomodoro e mude sua rotina de trabalho conforme sua produtividade e necessidades, como a criação de uma playlist própria para envio de emails e acompanhe a melhora da sua produtividade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.