E-mail marketing é um modelo de comunicação, utilizado não somente para vendas, mas para realizar uma troca de informações entre a empresa e os clientes.

Sua aplicação pode promover produtos e serviços, por isso, acaba criando um relacionamento mais contínuo e profundo com o cliente que já existe nas listas de contato ou com clientes em potencial.

Ele permite que as empresas de doces por encomenda tenham a oportunidade de manter os clientes informados a respeito dos produtos, personalizando mensagens, e por meio delas, receber as estatísticas necessárias para análise das ações aplicadas.

As estatísticas recebidas não são públicas, elas estão acessíveis apenas para os responsáveis pelas campanhas realizadas, sendo uma aliada poderosa para que as empresas alavanquem suas vendas.

Por que utilizar e-mail de marketing?

O e-mail marketing tem sido atualmente um dos meios mais poderosos na construção e desenvolvimento de uma audiência engajada com um negócio ou uma determinada marca.

O contato é direto e a longo prazo, isso permite o trabalho nas etapas do funil e os resultados ocorrem sem muita complexidade.

Um e-mail enviado para uma empresa de montagem de quadro elétrico trifásico pode ser o primeiro contato com um cliente para que seja aberto com mais positividade o trabalho de prospecção.

 Os benefícios do uso do e-mail marketing, são: 

  • Credibilidade;
  • Melhora o reconhecimento da marca;
  • Aumento das vendas;
  • Aprimora o relacionamento com os clientes;
  • Otimiza tempo e orçamento;
  • Favorece o acompanhamento de métricas;
  • Gera maior tráfego para o site;
  • Fideliza o usuário.

Todo conteúdo fornecido de desnatadeira elétrica precisa ser adaptado de acordo com o que os usuários desejam, e ao conhecer as necessidades e interesses do público, faz com que o e-mail enviado chegue na caixa de entrada e não no spam.

Esse modelo de comunicação desenvolve a identidade de uma marca, atingindo as caixas de entrada dos clientes já existentes ou dos clientes em potencial, e o conteúdo sendo rico em informações a vantagem sobre os concorrentes, cresce.

O objetivo da clínica andrologia é ser vista como especialista no segmento específico em que atua. Estabelecendo isso, o posicionamento maior acaba dando autoridade na visão dos clientes, para isso, é necessário que o conteúdo os mantenha sempre envolvidos.

Se o conteúdo for bom as pessoas vão se inscrever para acompanharem mais informações.

Outro benefício desse canal de comunicação é oferecer oportunidades para que as compras sejam realizadas por impulso. Uma das formas é destacar itens que sempre são comprados, em paralelo aos produtos já foram adquiridos pelos clientes.

Sendo assim, é uma ótima opção criar uma oferta especial ou conceder um desconto para compras futuras de LTCAT individuais.

Os consumidores tendem a realizar compras por impulso sempre que recebem e-mails informando sobre um produto relevante que foi adquirido anteriormente.

É mesmo quase impossível o contato com todos os consumidores de forma pessoal ou por telefone. Por isso, as campanhas de e-mail marketing são utilizadas para que haja uma aproximação com eles de uma forma mais direta.

Os clientes estão satisfeitos com o conteúdo de rastreador via satélite para carros? Os usuários desse produto querem aprender algo diferente a esse respeito? Uma forma de adquirir essa informação é iniciar uma discussão nas mídias sociais.

Feito isso, tem como saber exatamente como fornecer conteúdo valioso quando os e-mails são enviados para cada um deles.

Dentre os benefícios do e-mail marketing está o fato da empresa usar eficientemente o tempo e o orçamento utilizado nas campanhas de clarear piso taco. Se isso não for feito de forma adequada, certamente vai trazer prejuízos nos negócios.

Quanto ao acompanhamento das métricas, como mais um dos benefícios do e-mail marketing, quando ocorre uma boa taxa de abertura, isso com certeza significa que os clientes conhecem bem a marca.

Dito isso, a taxa é em média 7% em todos os setores, inclusive no setor de aluguel de impressora laser.

Quais as estratégias usadas no e-mail marketing?

Criar uma comunidade exclusiva, para fazer com que os assinantes sintam-se especiais, aumentando o interesse pelos conteúdos e ofertas recebidas no e-mail. Fazer com eles se sintam parte de um clube exclusivo gera valor para a audiência.

Manter coerência na identidade visual por meio de um design atrativo, organizado e de fácil comunicação, tudo dependendo do público-alvo. As frases curtas devem ser valorizadas e devem ser transmitidas de forma clara.

Mostrar que a empresa se importa com o cliente faz com que ela se destaque dentre tantas outras. Portanto, entregue sempre respostas que se relacionem aos tipos de problemas que vão gerar lucro para os negócios.

Pedir feedbacks é uma forma muito interessante e o cliente passa a ajudar a empresa a entendê-lo melhor. Assim, é maior o número de usuários que tendem a responder positivamente a um convite de pesquisa.

Outra estratégia é tratar os clientes de forma pessoal, humanizando, assim, a marca. Escreva sempre como um ser humano e não apenas como uma marca. 

Visto que a frieza no trato com os clientes e de forma automática levam à perda de pontos.

Ter conteúdo relevante e segmentado no envio das mensagens é uma estratégia efetiva de e-mail marketing. Dessa maneira o usuário se sente lisonjeado e abre com mais frequência os e-mails recebidos.

Ser claro e direto com os usuários, tendo a capacidade de transmitir claramente qual o próximo passo que o cliente deve adotar quando ler a mensagem enviada.

Como utilizar o e-mail marketing?

Alguns passos devem ser seguidos, para o essa dessa estratégia, tais como:

  • Construir a lista de contatos e não comprá-la;
  • Escolher a ferramenta de disparo de mensagens;
  • Escolher o nome de remetente;
  • Definir a estratégia de comunicação;
  • Criar um template;
  • Planejar e iniciar o relacionamento com os novos contatos captados;
  • Segmentar o público, dividindo-o em nichos específicos;
  • Analisar os resultados da operação;
  • Testar melhorias com base nos dados coletados.

As mensagens de e-mail marketing devem ser escritas com assuntos interessantes, para que prendam a atenção dos leitores e os levem a ter certeza do quanto a marca, produto ou serviço são valorizadas no mercado.

Os e-mails de apresentação devem ir direto ao ponto, gerando valores aos olhos dos leitores, para que eles passem a escolher o que está sendo oferecido, sem pretenderem procurar os concorrentes.

As despedidas das mensagens enviadas precisam ser gentis, estreitando o relacionamento com os clientes, por meio da cordialidade, fazendo-os se sentirem especiais e não apenas “mais um”.

As mensagens devem sempre ter coerência quando o primeiro conteúdo elaborado for enviado. Trabalhar com várias ao mesmo tempo traz desconforto ao leitor que acaba por não ler e se desinteressar.

Todo e-mail marketing bem elaborado deve ter uma assinatura profissional completa, com a identificação exata do transmissor. Esta é uma forma do leitor se sentir mais próximo, acolhido e importante.

As linhas de assunto são importantíssimas e devem deixar claro que não são spams. Elas precisam ter uma linguagem personalizada, fazendo com que a mensagem seja diferenciada das outras.

Palavras certas no assunto criam chances enormes de os e-mails não serem deletados antes do início da leitura.

Conseguindo um clique por causa do assunto abordado, as primeiras frases estratégicas devem ser criadas, e elas devem explicar claramente ao leitor quais os motivos da empresa estar entrando em contato.

As mensagens de e-mail marketing não devem apenas ser enviadas para que se venda ou se promova alguma coisa. Mas, sim, para que o leitor compreenda que é somente para ele que que isso está sendo feito.

Portanto, a empresa precisa mostrar e provar que pesquisou a respeito do conteúdo e que nada está sendo passado aleatoriamente.

Nunca, em nenhum momento, o leitor deve ter a sensação que a mensagem recebida não passa apenas de “papo de vendedor”, com discursos feitos apenas para conseguir vendas.

Escreva sempre levando em consideração que do outro lado da mensagem está um ser humano e não um robô. Por isso, a apresentação deve ser confiante a ponto de fazer com que o leitor perceba que ele e empresa caminham juntos.

Seja breve e enfatize o que a empresa pode fazer por ele, ajustando o tom do contexto para o público que se deseja atingir. Resista ao impulso de mensagens abrangentes e detalhadas em demasia, como textos longos, que nunca acabam, não são lidos.

Considerações finais

Sendo assim, o e-mail marketing é uma das formas mais usadas ultimamente pelas empresas para estreitar relacionamento com clientes. 

Eles geram resultados de vendas e conquistam novos consumidores, além de terem o poder de criar engajamento  com a marca ou com o negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.