Toda pessoa que tem vontade de empreender, quer um negócio lucrativo e, disso, ninguém tem dúvida. Se é o seu caso, você precisa abrir sua mente para esse assunto.

Primeiro, entenda a diferença entre rentabilidade e lucratividade, conceitos diferentes, mas que causam muita confusão:

“A lucratividade serve para verificar se o dinheiro faturado será suficiente para cobrir os custos e gerar o lucro esperado. Já a rentabilidade demonstra a capacidade que a empresa tem de gerar retorno com base no que foi investido.”

Ao discutir ideias de negócios lucrativos, estamos falando em empresas cuja margem de lucro seja alta — e melhor ainda se o retorno for rápido.

Vamos a mais uma leitura!?

Quais empresas são mais lucrativas

Para um negócio ser lucrativo, a sua gestão precisa ser eficiente! A instituição em si, líderes e colaboradores, devem estar aptos a lidar com uma série de questões, como sazonalidade, cultura, necessidade social, questões econômicas e etc.

Mantendo esse cenário, qualquer serviço ou produto vendido tem mais chances de sucesso.

Hoje em dia, as empresas de tendências no mercado estão relacionadas à internet. Em geral, podem ser iniciadas com pouco capital, o que é uma tremenda vantagem, certo?

1 — Loja virtual

A loja virtual ou e-commerce,  é um website que permite realizar todo o processo de negociações de compra e de venda de produtos ou de serviços por meio da internet, desde a escolha até o pagamento.

Considerados um dos principais canais de venda do comércio eletrônico (e-commerce), as lojas virtuais oferecem informações objetivas e relevantes ao consumidor — como o preço, as formas de pagamento, as especificações e o prazo de entrega —, garantindo, assim, a sua máxima satisfação no processo de compra.

Só no Brasil, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 161 bilhões em 2021 – um crescimento de 26,9% em relação a 2020.

Ou seja, é um mercado que envolve muito dinheiro e que permanece em alta, sem perspectiva de desacelerar. É verdade que a concorrência é numerosa e que existem marcas gigantes disputando espaço.

2 — Consultoria Digital

O consultor digital é o profissional que orienta marcas e empresas em suas estratégias e soluções para diferentes segmentos, Eles identificam as melhores oportunidades e dão suporte para o planejamento de ações que possibilitem que elas alcancem seus objetivos.

Um consultor de marketing, por exemplo, é um parceiro na definição dos investimentos em marketing, mapeando personas e apontando os canais mais indicados para garantir a presença online da marca.

Um dos grandes motivos para escolher a consultoria digital é pela falta de tempo, pessoas e expertise para conduzir a demanda.

3 — Importação de produtos

A importação de produtos pode ser um primeiro passo para abrir sua loja online, outro negócio promissor. Você também pode ser o distribuidor que faz a ligação entre fornecedores e comerciantes.

Um dos aspectos mais interessantes é a diversidade de itens que você encontra a disposição em outros mercados.

Uma boa prática, então, é estudar o mercado, identificar as necessidades do público e o que começa a fazer sucesso lá fora e pode cair no gosto também dos brasileiros.

4 — Dropshipping

Podendo ser traduzido como “envio solto”, podemos definir isso como uma técnica de logística na qual o revendedor não possui estoque.

Quando a venda é feita, a empresa ou pessoa responsável então entra em contato com o fornecedor dropshipping nacional e o produto é enviado diretamente para a casa que quem comprou.

Mas por que alguém compraria de você se pode ir direto naquele que está com o produto?

Aí está o grande segredo do negócio: isso não acontece porque o consumidor não tem acesso ao fornecedor.

Ele precisa da figura do intermediário, pois, no dropshipping, os artigos à venda não são encontrados com facilidade no mercado.

Sua tarefa, então, é identificar produtos com potencial interesse do seu público, preferencialmente, junto a fornecedores fora do país.

5 — Bolsa de Valores

É essencial ter um objetivo fixo para investir o dinheiro conscientemente e não levar prejuízo.

Além disso, é preciso estipular se o retorno precisa ser a curto, médio e longo prazo para investir na bolsa.

Dependendo da sua prioridade, existem algumas opções melhores que outras.

6 — Moda e vestuário

O mercado da moda e vestuário é bastante amplo, já que conta com lojas diversas de varejo (como as especializadas apenas em moda, as multimarcas e as lojas de departamentos).

Além delas, ainda existem as confecções de setores variados como moda adulto, feminina e masculina, infantojuvenil, moda praia, moda íntima etc.

Por tanta diversificação, os desafios podem ser maiores ou menores para cada segmento. Assim como podem existir algumas dificuldades mais comuns a determinadas áreas do que para outras.

Você pode criar uma loja de roupas com serviços em domicílio ou online. Pode ainda fazer a compra e venda para nichos específicos como roupas fitness, crianças, grávidas, entre outros.

Além disso, podem ser roupas usadas, como um brechó usando alternativas com os sites dedicados a esse tipo de comércio, como o Enjoei e a OLX.

Negócios com baixo investimento inicial

É possível abrir um negócio sem gastar muito. E com os lucros aferidos, você poderá investir na empresa e crescer, alcançando resultados cada vez mais relevantes e maiores.

Algumas ideias de negócios lucrativos com pouco investimento inicial:

  • Hamburgueria: É o ramo da moda, e é possível começar na cozinha da sua própria casa.
  • Alimentação: O mercado vegano é uma realidade. Cada vez mais pessoas eliminam a carne do seu dia a dia, e a substituem por uma alimentação balanceada e baseada em legumes e verduras. Apostar nesse ramo é uma excelente opção, mas é preciso oferecer qualidade porque os consumidores são exigentes.
  • Agência de marketing digital: o campo é gigantesco, pois todo negócio precisa estar nas mídias sociais e ocupar seu espaço na internet. Expertise, um computador e banda larga são as necessidades iniciais e básicas de uma agência de marketing.
  • Infoprodutos: Ter um negócio de infoprodutos significa criar produtos digitais. Entre eles há opções como cursos onlines, e-books, infográficos, audiobooks, entre outros materiais de consumo apenas eletrônico.
  • Artesanato: Assim como o mercado de alimentação, o artesanato também oferece muitas possibilidades para quem está querendo empreender. Existem varias opções de artesanatos, seja em tecido, plástico, madeira, e muitos outros materiais. Além de possibilidades de personalização, como no caso de cadernos e bordados.

A importância do contador no lucro do seu negócio

O contador participa dos trabalhos desde a fase de criação do plano de negócios, contribuindo para o amadurecimento do conceito, indicando as atividades ideais para incluir no CNPJ e, principalmente, elaborando um planejamento tributário que seja mais econômico — tudo dentro da lei, é claro.

Convém lembrar que a contabilidade é um serviço obrigatório, ou seja, toda empresa precisa ter um contador vinculado ao seu CNPJ. Isso independe do meio em que o empreendedor atua, sendo válido tanto para lojas físicas quanto para o ambiente virtual — caso dos e-commerces.

Como fazer o seu negócio crescer?

Para que uma empresa cresça rapidamente, há dois investimentos  necessários: planejamento e marketing.

No quesito planejamento, o ideal é colocar toda a sua ideia de negócio em um bom plano, para que você possa antever problemas que aparecem pelo caminho. Pense sobre qual é o tamanho do crescimento que almeja e como fará para buscá-lo.

Quando se trata de marketing, nós já sabemos: se sua empresa não for lembrada e contratada por clientes em potencial, não há crescimento. O caminho para o marketing digital é muito interessante para quem está começando, porque o investimento pode ser maximizado e o retorno pode ser medido, ajudando a focar no próximo passo.

Outra dica é não tirar o olho da sua atividade principal. Concentre-se no que é essencial e deixe na mão de especialistas a burocracia e a rotina.

Dicas para manter um negócio lucrativo

A maioria dos negócios indicados ao deste artigo são aqueles onde o custo da matéria prima ou da produção é baixo, o que gera lucros maiores.

Muitos profissionais se aventuram no empreendedorismo por esta linha: produzem trabalhos com base apenas no seu conhecimento, sem precisar de muito investimento.

Outra questão central para manter um negócio lucrativo é estar de acordo com as tendências mais atuais do segmento:

“Se você está interessado em montar uma hamburgueria, por exemplo, precisa se informar sobre o que deve oferecer para os clientes e quais novidades pode agregar ao seu portfólio de produtos e serviços. Essa é uma das formas de acelerar seu negócio: se destacando no mercado.”

Aqui na Sensio, nós sabemos como é importante oferecer bons conteúdos ao nosso público. Fizemos esse artigo pensando em ajudar micro e pequenas empresas a saírem do papel.

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Até a próxima!