O modelo de negócios de vendas recorrentes contém a capacidade de aumentar continuamente a base de clientes de uma empresa que trabalha no segmento B2B (Business To Business), isto é, fazendo negócios entre organizações específicas, sem perder a clientela atual. 

Em teoria, as vendas permanentes permitem que uma pequena, média ou grande empresa forneça produtos, ou serviços continuamente através da ideia de licenciamento, para que os clientes paguem pelo acesso repetido. 

Como funcionam as vendas recorrentes?

As empresas construídas tendo como base o modelo de vendas recorrentes dependem de intervalos de pagamento regulares e repetidos dos clientes para acesso a produtos e serviços.

A ideia principal é oferecer assinaturas ou associações atuais, e essas empresas passam a fazer parte dos processos de vendas recorrentes de um fornecedor em específico.

Esse modelo permite que as empresas vendam ou acessem um produto, ou serviço repetidamente para produzir uma renda mensal estável. 

Onde gerar demanda para vendas pontuais é caro e insustentável, as vendas recorrentes criam receita de longo prazo. 

Além disso, os clientes são retidos automaticamente, o que significa que o negócio não depende tanto da aquisição. 

Por fim, diferente do modelo tradicional de vendas pontuais, onde o relacionamento entre as empresas pode terminar após um único evento de venda, o modelo de vendas recorrentes permite um relacionamento mais profundo, resultante em maior retenção de clientes.

É uma maneira muito popular de administrar um negócio, já que a alta de vendas recorrentes é atraente para os investidores. 

Na verdade, no setor de SaaS (Software as a Service), é difícil encontrar contratos que não sejam executados nesse tipo de modelo de negócios de assinatura de produtos.

Modelos de vendas recorrentes 

A seguir está uma lista dos modelos de vendas recorrentes mais comumente implementados: 

Por usuário

Também conhecido como modelo de cobrança por estação, por usuário é um tipo de modelo de venda recorrente, onde as empresas cobram dos clientes com base no número de pessoas que estão usando o produto ou serviço.

Por dispositivo

Como o nome sugere, o modelo de cobrança por dispositivo é um tipo de modelo de venda recorrente em que as empresas cobram dos clientes com base no número de dispositivos atendidos ou gerenciados pelo primeiro.

Serviços baseados em nuvem

Esse modelo de cobrança de vendas recorrentes em que os provedores de serviços em nuvem cobram dos clientes uma taxa recorrente, com base nos tipos de serviços oferecidos por eles.

Taxa fixa

Este é um tipo de modelo de venda recorrente em que as empresas cobram dos clientes uma taxa fixa recorrente por um único plano ou produto. 

Qual a importância das vendas recorrentes?

As vendas recorrentes representam, essencialmente, a força vital e a subsistência de uma organização. 

Como é uma parcela previsível da receita com a qual uma empresa pode contar, ajuda a demonstrar com precisão quanto vale uma organização. 

Da mesma forma que as vendas recorrentes permitem a previsão precisa dos fundos disponíveis, elas ajudam as empresas a gerenciar as despesas com mais eficiência. 

Benefícios relacionados às vendas recorrentes

Modelos de vendas recorrentes são anunciados como uma das maneiras mais estáveis ​​de fazer crescer um negócio. Em comparação com os modelos de vendas diretas ou sob demanda, há muitos benefícios.

Alta retenção de clientes

Como as vendas recorrentes vinculam o usuário a um contrato com um pagamento mensal, geralmente há pouca mudança entre os números mensais de usuários. 

Isso significa que os clientes são retidos entre ciclos de pagamento e a empresa pode contar com uma receita estável. 

Com a alta retenção de clientes vem o aumento da segurança financeira; o que torna os pedidos de empréstimo e financiamento muito mais fáceis.

Escalar a base de clientes

Um dos maiores custos para uma empresa é o CAC (Custo de Aquisição de Clientes), um dos valores centrais na economia da unidade de negócios. 

As despesas associadas à conversão de novos clientes podem incluir estratégia de inbound marketing, anúncios pagos ou salários do departamento de vendas. 

No entanto, empresas com modelos de vendas recorrentes não enfrentam as dificuldades tradicionais de um CAC, pois muitos dos clientes são retidos todos os meses. 

Dessa forma, é mais fácil dimensionar a base de clientes com certeza, pois os clientes não precisam ser substituídos.

Conclusão

O modelo de vendas recorrentes nos negócios  B2B é uma opção atraente para empresas e clientes, e as vantagens geralmente superam os desafios. 

Construir um negócio de vendas recorrentes é uma maneira de criar um fluxo de renda passiva e gerenciar clientes em uma assinatura mensal. Mas não é tão fácil como se pode pensar. 

A criação de uma empresa para lidar com uma base de clientes em potencial em rápido crescimento exige um capital de giro substancial.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.